Escritora do Mês. Itinerários de Pesquisa – Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes Telles (1923-2022) Escritora brasileira, representante do movimento pós-modernista e membro da Academia Paulista das Letras, da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Ciências de Lisboa. Recebeu vários prémios literários, entre eles o Prémio Camões, em 2005, o mais importante da literatura em língua portuguesa, pelo conjunto da sua obra. Ainda estudante, colaborou com os jornais Arcádia e A Balança. Em 1961 publicou, no Diário de Lisboa, uma série de textos de viagens intitulada “Itinerário dos quatro continentes”. Pela equipa coordenadora  Conceição Pereira  Rute Navas

ESCRITORA DO MÊS DE JUNHO

Itinerários de Pesquisa

Lygia Fagundes Telles (1923-2022) 

Fonte da imagem: Centro Nacional de Cultura

“Creio que foi a primeira vez que a Lygia vinha a Portugal. Eu acho que não tinha ido ainda ao Brasil, mas houve um grupo de escritores que a recebeu e que lhe ofereceu um jantar. Esta fotografia foi tirada aí.[…] Ficámos amigos. Sempre que vou a S. Paulo temos maneiras de nos encontrar porque ela está sempre presente nas tais manifestações de língua portuguesa. A sua amizade mais me prende ainda àquele país que acho que também é meu.”

(Excerto de um depoimento de António Alçada Batista, publicado pelo Centro Nacional de Cultura sobre a fotografia, na altura da morte da escritora – consultar).

 

Aspetos biográficos

2005 – Prémio Camões – Lygia Fagundes Telles é galardoada com o mais importante prémio da literatura em língua portuguesa. “RTP Ensina” filmou e gravou as palavras de “A grande dama das Letras do Brasil”

Ver e Ouvir

 

Outros dados sobre a vida e obra

Descobrir

 

Nos finais dos anos 50 do século XX, a escritora começa a contribuir de um modo significativo  para o aprofundamento dos diálogos literários e culturais entre os dois países, quer nas relações com intelectuais e artistas, quer no envio de textos para a imprensa periódica, quer na (re)publicação de obras em Portugal.

 

 

Jornal Diário de Lisboa – Crónicas de uma viagem à China

Em 1960 integra uma comitiva de intelectuais, representantes do Estado Brasileiro para participar nas comemorações da Nova China após a revolução. Um grupo de escritores e artistas portugueses, sabendo da passagem de Lygia Fagundes Telles por Lisboa, organiza uma receção que é filmada e gravada (hoje consta dos arquivos da RTP).

No ano seguinte, as crónicas referentes à viagem são enviadas para o Diário de Lisboa sob a rubrica “Itinerário dos quatro continentes”.  Em 2011, a autora com o filho Godofredo Telles Neto, publica a compilação das crónicas, dando o título Passaporte para a China.

 

 

Ensaio “Lygia Fagundes Telles na revista Eva”

Lygia Fagundes Telles participa na Revista Eva – Jornal da Mulher e do Lar (1925-1989), um dos mais importantes periódicos publicados durante o Estado Novo que acolheu escritores e escritoras da oposição, bem como textos inovadores no panorama literário português.

Topa, Francisco (2017) “Lygia Fagundes Telles na revista Eva: o conto «O olho de vidro»”. Estudos de literatura brasileira em Portugal: Travessias. Porto: CITCEM, Edições Afrontamento. Consultar aqui

 

 

Obras de Lygia Fagundes Telles – Ler e Ouvir

 

 

Ciranda de Pedra (1953)

Obra aconselhada para o projeto de leitura de Português-Secundário (2014).

(1956) Ciranda de Pedra. Lisboa: Minerva. (Lisboa: Livros do Brasil, 1982; Lisboa: Presença, 2008).

 

As Meninas (1973)

O romance As Meninas foi publicado em Portugal duas vezes pela editora Livros do Brasil e mais recentemente pela Editorial Presença (2005). Ler aqui.

 

 

Seminário dos ratos (conto, 1977). Ler e ouvir

 

 

Antes do Baile Verde (compilação de contos, 2000). Ler

Ouvir “A caçada” (in Antes do  Baile Verde, 2000)

 

Saber+

  • Narrarte (1990), documentário filmado por Godofredo Telles Neto, filho da escritora e cineasta, com  Lygia Fagundes Telles a conversar sobre memórias e vivências literárias. Ver e ouvir

 

  • O legado da dama Lygia Fagundes Telles (2022). Ver e ouvir

 

  • Instituto Moreira Salles – Sobre Lygia Fagundes Telles. Consultar

 

  • Dalcastagnè, Regina, Org. (2019). Estudos de literatura brasileira contemporânea – Lygia Fagundes Telles. Brasília, n. 56, e562. Consultar

 

  • Remembering Brazilian Writer Lygia Fagundes Telles (2022). Ler

 

 


 

Esta rubrica faz parte do projeto Descobrir Escritoras em Português.