Escritora do Mês. Itinerários de Pesquisa – Orlanda Amarílis

Trata-se de suscitar a curiosidade e a pesquisa sobre escritoras que publicaram, na imprensa periódica e/ou em livro, durante a ditadura militar e o Estado Novo do século XX, e nalguns casos mais tarde. Algumas destas obras estão recomendadas no Plano Nacional de Leitura, outras já constaram dos programas de português até 2015, tendo sido, entretanto, esquecidas, e há ainda outras que nunca integraram o cânone escolar.  O ponto de partida de cada itinerário baseia-se na seleção de sítios de instituições diversificadas que oferecem biografias, fotografias, textos das escritoras, ensaios  e outros dados que possibilitam criar atividades nos diferentes níveis de ensino e domínios de aprendizagem (leitura crítica, escrita criativa e argumentação oral). A divulgação da obra e do nome de mulheres que participaram no jornalismo português é uma das vertentes que merece destaque. Por um lado, assinala a importância das escritoras do século XX enquanto representantes de uma  voz comunicativa, interveniente e  civicamente atuante, por outro, reforça a inclusão da mulher autora, no vasto património literário de língua portuguesa. Considerando a urgência de ler os textos das escritoras do tempo da ditadura, a proposta de pesquisa leva em conta a organização de temáticas que possam englobar a obra reeditada na última década (2015-2025) ou os textos disponibilizados em linha, facilitando projetos inovadores interdisciplinares, em particular no que se refere às questões transversais da literatura-mundo, norteadoras de uma cidadania participativa nos nossos dias.     Pela equipa coordenadora  Conceição Pereira  Rute Navas

ESCRITORA DO MÊS DE FEVEREIRO

Itinerários de Pesquisa

 

Ilustração de Fabiana Miraz de Freitas Grecco

 

Orlanda Amarílis (1924 – 2014) 

(Orlanda Amarílis Lopes Rodrigues Fernandes Ferreira)

 

Palavras-chave

conto, diáspora cabo-verdiana, personagens femininas, fantástico

 

Aspetos biográficos, por Paulo César Vieira Figueira

 

Estudos académicos em destaque

 

Antologias

Duas antologias que incluem contos de Orlanda Amarílis:

Laura” in Fantástico no Feminino (pp. 167-181). Rolim, 1985.

Aidoo, L. & Silva D. (2022). Chapter 9 – Orlanda Amarilis. Lusophone African Short Stories and Poetry after Independence. Decolonial destinies (pp. 121-126). Cambridge University Press / Anthem Press.

 

“Cais do Sodré”

Conto incluído em

Amarilis, O. (1971). Cais-do-Sodré té Salamansa (pp. 9-21). Centelha.

 

Saber+

DGLAB

 

A Escritora do Mês tem o apoio do projeto Mulheres Escritoras – Escritoras de língua portuguesa no tempo da ditadura militar e do Estado Novo em Portugal, África, Ásia e países de emigração.