Festivais Tradicionais Chineses

No âmbito da preparação de um memorando de entendimento que está a ser elaborado entre a APP e a Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes (ESLCLGG), de Macau, e que envolve projetos no âmbito da formação de professores de PLNM, partilhamos hoje um livro digital sobre Festivais Tradicionais Chineses, vistos pelos alunos e professores da escola.

Este livro-e sobre Festivais Tradicionais Chineses aborda, com texto e imagens dos alunos e professores, vários festivais: o Festival da Primavera, o Festival das Lanternas, o Festival Qingming, o Festival dos Barcos Dragão, o Festival Qixi, o dia dos  namorados na China, o Festival do Meio do Outono, o Festival Chung Yeung ou Festa do Crisântemo, o Festival do Solstício de Inverno, entre outras ilustrações dos alunos.

Excerto do texto relativo ao Festival Qixi, o dia dos  namorados na China:

«Tudo começou na antiguidade quando, ao observar o céu, os chineses repararam em duas estrelas que ficavam separadas pela Via Láctea, e só se aproximavam num único dia do ano: o 7.º dia do sétimo mês. Naquele tempo, os homens desempenhavam o trabalho no campo e as mulheres eram responsáveis pela tecelagem. Por isso, chamaram àquelas estrelas Pastor e Tecelã que, em português, conhecemos como estrelas Altair e Vega.»

 

Este livro-e pode ser um recurso pedagógico importante, no caso das aulas de PLNM em que há alunos de origem chinesa, que perfaziam mais de mil estudantes, em 2019/20, bastantes dispersos pelo território nacional, segundo o Atlas dos Alunos com Origem Imigrante, de Teresa Seabra, Ana Filipa Cândido e Inês Tavares (2023), p. 17.

 

Proximamente, teremos mais notícias sobre o memorando de entendimento e os projetos comuns entre a APP e a Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes (ESLCLGG), de Macau.

 

Consultar e descarregar o livro aqui.