Descrição da ação
Formadores: Filomena Viegas & Luís Filipe Redes
Modalidade: Curso
Número de horas: 15 horas presenciais + 10 horas assíncronas
Destinatários: Professores do Grupo 110 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP)
Datas e horários: A acordar com a(s) entidade(s) que encomenda(m) esta ação
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-113418/21
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: Contactar secretaria@app.pt
Número máximo de inscrições: 20
Objetivos:
Com este curso pretende-se proporcionar aos docentes uma reflexão sobre a conceção do
conhecimento gramatical, a terminologia e organização desse conhecimento e as
metodologias do ensino da gramática, tendo em conta a atividade letiva, as aprendizagens
dos alunos e os documentos de referência para o ensino do português, Dicionário
terminológico (DT), Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico (PMC) e Aprendizagens
Essenciais do Ensino Básico (AE).
Conteúdos:
1. A tradição gramatical e os novos documentos de referência para o ensino e a aprendizagem do
português: o que muda no 1.º CEB?
2. Comparação entre termos e conceitos da tradição gramatical e termos e conceitos que
integram os descritores de desempenho dos novos documentos de referência para o ensino do
português, PMC e AE
3. Alguns domínios, termos e conceitos gramaticais de aspetos inovadores com implicações
didáticas produtivas na operacionalização dos PMC e das AE no 1.º CEB.
3.1 Fonética e fonologia: sons e fonemas; sílaba
3.2 Morfologia: processos morfológicos de formação de palavras (palavras simples e complexas)
3.3 Sintaxe: funções sintáticas dos constituintes da frase (sujeito e predicado)
3.4 Semântica: expressão do tempo na frase e no texto (tempo verbal e tempo adverbial).
3.5 Discurso e Texto: registos de língua; cadeias de referência
4. Transposição didática de termos e conceitos gramaticais trabalhados, envolvendo as
competências de leitura, escrita, de compreensão oral e expressão oral.
Metodologia e estratégias:
1. Primeiro momento, de caráter teórico, de contextualização de documentos e reflexão
sobre as conceções do conhecimento gramatical e terminologias adotadas, tendo em
conta as competências de leitura, escrita, de compreensão oral e expressão oral;
2. segundo momento, destinado ao estudo comparativo de conceitos e termos gramaticais
e ao esclarecimento de dúvidas elencadas pelos formandos;
3. terceiro momento, de caráter prático, envolvendo trabalho colaborativo, para
experimentação e desenvolvimento de atividades a serem realizadas pelos alunos.