Gramática e Ensino do Português (2.º, 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário)

ENCOMENDAS O Centro de Formação da APP recebe encomendas deste curso de formação enviadas por agrupamentos de escolas, escolas públicas e privadas e outras entidades ligadas à formação de professores. Formadores: Filomena Viegas & Luís Filipe Redes Modalidade: Curso Número de horas: 15 horas presenciais + 10 horas assíncronas Destinatários: Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300(N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Datas e horários: A acordar com a(s) entidade(s) que encomenda(m) esta ação Custo da ação: Contactar secretaria@app.pt

Descrição da ação

Formadores: Filomena Viegas & Luís Filipe Redes
Modalidade: Curso
Número de horas: 15 horas presenciais + 10 horas assíncronas
Destinatários: Professores dos Grupos  200, 210, 220 e 300 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP)
Datas e horários: A acordar com a(s) entidade(s) que encomenda(m) esta ação
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115505/22
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: Contactar secretaria@app.pt
Número máximo de inscrições: 20


Objetivos:

Aprofundar o conhecimento didático, curricular e científico dos professores do 2.º e 3º CEB e Ensino Secundário, no que respeita o domínio da gramática no ensino do português.
Proporcionar a reflexão sobre a conceção do conhecimento gramatical, a terminologia e a organização desse conhecimento, bem como as metodologias do ensino da gramática, tendo em conta a atividade letiva e as aprendizagens dos alunos.
Fomentar a realização de experiências de aprendizagem no domínio da gramática e da competência da Língua, através de aprendizagens essenciais, no contexto da flexibilização curricular.
Valorizar a experiência profissional do professor, como ponto de partida para a atualização e o aprofundamento sistemáticos, de modo a fornecer instrumentos que habilitem os docentes a dar resposta em contextos de trabalho em mudança.

Conteúdos:

1. O ensino da gramática no quadro da linguística atual, da didática do português e dos documentos de referência para a disciplina de Português: Programa de Português e Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais de Português e Dicionário Terminológico (DT).
2. A tradição gramatical e os documentos de referência para o ensino e a aprendizagem do português: o que muda nos 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário?
3. Alguns domínios, termos e conceitos gramaticais de aspetos inovadores com implicações didáticas produtivas na operacionalização das AE.
3.1 Fonética e fonologia: sons e fonemas; prosódia e nível prosódico
3.2 Morfologia: processos regulares e irregulares de formação de palavras
3.3 Sintaxe: funções sintáticas dos constituintes da frase e dos constituintes internos ao sujeito e ao predicado
3.4 Semântica: expressão do tempo e do modo, na frase e no texto;
3.5 Discurso e Texto: registos de língua; cadeias de referência (deítica e anafórica); propriedades configuradoras da textualidade; reprodução do discurso no discurso.
4. Transposição didática de termos e conceitos gramaticais trabalhados, envolvendo os domínios da leitura e da educação literária, da escrita e da oralidade.

Metodologia e estratégias:

Primeiro momento, de caráter teórico, para contextualização dos documentos de referência do ensino da disciplina de Português, nos 2.º e 3.º CEB e ES.
Segundo momento, de caráter teórico-prático, com recurso ao Moodle, para comparação entre termos e conceitos da tradição gramatical e termos e conceitos das AE, que integram os descritores de desempenho dos 2.º e 3.º CEB e ES.
Terceiro momento, de caráter prático, envolvendo trabalho colaborativo, em sessão presencial e no Moodle.