Histórias iguais com finais diferentes

AÇÃO EM CURSO Formador(es): Elsa Serra e José Saro Modalidade: Curso de formação Número de horas: 25 (15 horas síncronas; 10 horas assíncronas) Destinatários: Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Datas e horários: Datas e horários a divulgar.

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119338/23
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: sócia(o)s: 40€; não sócia(o)s: 80€
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade a sócios)

 


Objetivos:

Pretende-se capacitar os formandos para:
– Descobrir o potencial do livro ou da história tradicional, aperfeiçoando os mecanismos de
seleção documental, de envolvimento com os potenciais leitores, estimulando a escrita e
cruzando com outras artes.
– Explorar os conceitos de cidadania e de inclusão com base nas circunstâncias históricas e
políticas inerentes à sua construção. A arte, o pensamento e as letras ao serviço da cidadania.
– Descodificar as funções da biblioteca na promoção da leitura e da escrita, na divulgação dos
direitos humanos, no exercício da cidadania inclusiva e na sustentabilidade do planeta.
– Identificar leituras em voz alta, momentos de oralidade e escrita numa atitude de ataraxia e
cruzando com os valores previstos na Educação para a Cidadania.
– Reescrever textos e recontar histórias estimulando a criatividade e promovendo a aceitação
da diversidade.
– Selecionar e praticar leituras, com origem em textos propostos e textos produzidos pelos
formandos, capazes de potenciar o estabelecimento de uma estrutura de configuração de
projetos de leitura e escrita.

Conteúdos:

– A leitura e a escrita como parte essencial da cultura humana.
– Análise das orientações para a inclusão: garantindo o acesso a todos. O poder da palavra.
– O mediador na promoção da leitura recreativa (papel do educador, do professor, do bibliotecário municipal, do professor bibliotecário e da família).
– Os conceitos de cidadania e de inclusão e as dimensões da Educação Inclusiva.
– As circunstâncias e diversidade de contextos/culturas.
– Conceito de literacia da leitura. A leitura e a escrita como competências transversais.
– As reflexões, a arte e as letras são promotoras da construção de uma cidadania ativa.
– Leitura lúdica e leitura orientada que respondem à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
– O papel das bibliotecas na criação de leitores e escreventes. Os momentos antes, durante e após a leitura e a escrita.
– As diferentes visões do mundo que busca a cidadania democrática global, os direitos humanos, a
interculturalidade e a inclusão. Os textos para ver, ouvir e reescrever.

Metodologia e estratégias

Este curso de formação (25 horas) será distribuído por seis sessões, decorrerá desenvolvido no
formato e-learning (sessões síncronas e assíncronas) com apresentação teórico-prática em
atividades e fóruns de discussão. Com base na seleção partilhada de textos, na escrita e nas
leituras, serão criadas oportunidades de partilha de acervo, de treino das habilidades de leitura
individuais e em grupo. Sessões teórico-práticas assentes na apresentação e discussão de ideias
e de questões controversas a respeito da cidadania democrática e inclusiva com o propósito de
envolver os formandos em alguns dos problemas da atualidade cruzando com a potencialidade
literária e a maleabilidade da palavra.
As sessões partem de um breve enquadramento teórico, mas são progressivamente práticas,
baseadas na realização de exercícios de leitura, da escrita e partilhas de textos. Para além do
acompanhamento, tendencialmente personalizado a cada participante, a previsão é que se
concretize um produto final, o esboço de um projeto de leitura baseado numa atividade de
leitura, por formando, que potencie a flexibilidade e os métodos orientados aos ritmos e
necessidades dos alunos, uma das principais características da inclusão.

Bibliografia fundamental

MANGUEL, Alberto(1998). Uma História da Leitura, Editorial Presença.
POSLANIEC, C. (2005). o prazer de ler. Porto: Edições Asa.
Ainscow, M., Wang, M. & Porter, G. (1997). Caminhos para as Escolas Inclusivas. Lisboa:
Ministério da Educação, Instituto de Inovação Educacional