Este documento, que pode ser consultado aqui, divulga informação relativa às provas de avaliação externa das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário, nomeadamente:
a) Provas de aferição;
b) Provas finais de ciclo;
c) Exames finais nacionais.
As Informações-Prova indicam, como habitualmente, os referenciais curriculares das provas e apresentam informações sobre as opções relativas ao enquadramento conceptual das mesmas, que integram itens cuja resposta exige a mobilização de processos cognitivos com níveis de complexidade diferenciados:
(i) elementar ou inferior, apelando, por exemplo, à memorização e à reprodução do conhecimento – (re)conhecer/repetir;
(ii) médio, apelando, por exemplo, à compreensão, à interpretação ou à aplicação do conhecimento em situações rotineiras – aplicar/interpretar;
(iii) complexo ou superior, requerendo, por exemplo, a formulação de juízos de valor, a argumentação ou a aplicação do conhecimento a novas situações – raciocinar/criar.
A parte final do documento dá acesso às informações específicas de cada prova, que é feito através das hiperligações aí constantes.
No dia 14 de novembro, entre as 16h30 e as 18h30, o IAVE realizou o webinar “De PAR em PAR: Contributos do projeto PAR para a análise e a utilização do Relatório Individual das Provas de Aferição (RIPA) e do Relatório de Escola das Provas de Aferição (REPA)”, no âmbito do ciclo de webinares que está a realizar sobre temáticas relacionadas com a atividade que desenvolve.
A gravação dessa sessão pode ser consultada aqui.
No âmbito desse projeto, o IAVE disponibilizou os Guiões de Práticas e Sugestões (GPS) para a análise e utilização do Relatório Individual das Provas de Aferição (RIPA) e do Relatório de Escola das Provas de Aferição (REPA), bem como o Relatório PAR que lhes deu origem.
Para mais esclarecimentos sobre assuntos relacionados com o GPS, com a análise e utilização do RIPA e do REPA, ou com o Relatório PAR, o IAVE disponibiliza o seguinte endereço eletrónico: gps.ripa.repa@iave.pt
Fonte da imagem aqui.