Cecília Sousa, Coordenadora de Projetos Erasmus na Associação Cultural Margem Narrativa, apresenta este projeto como o resultado de um espetáculo realizado em 2020, Partilhar Os Lusíadas. Essa performance foi apresentada na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, com quatro turmas de jovens do secundário e a participação de professores de Português, entre outras disciplinas. O resultado observado ao longo desse projeto foi a apropriação da obra por parte dos alunos, através de um conhecimento que todos utilizaram para a construção da performance final, unindo artistas profissionais e jovens aprendizes. Em cada uma das 10 salas da Fábrica Braço de Prata, o espetador assistia à dramatização de 1 dos 10 cantos da epopeia camoniana.
Este projeto Erasmus para o qual vos convidamos desenrola-se em 8 sessões em linha, de dezembro a março, com uma semana de residência em Lisboa.
As práticas artísticas e instrumentos de sociodrama que se vão realizar com os professores visam a aplicação do trabalho em sala de aula com os alunos. O projeto é, assim, um apoio aos professores e ao trabalho com os textos que cada professor está a trabalhar em sala de aula.
A participação é gratuita com o alojamento em Lisboa e alimentação pagos pelo projeto.
Mais informações na página do programa europeu Erasmus+ ou a partir do contacto do coordenador nacional, a Margem Narrativa – Associação Cultural: +351 965 512 252.
Linque do formulário de inscrição aqui.
Fonte da imagem aqui.