Ler+ e dramatizar histórias na escola

INSCRIÇÕES ABERTAS FORMAÇÃO A REALIZAR EM PROTOCOLO COM O SEPLEU Formador(es): Elsa Serra Modalidade: Curso de formação Número de horas: 25 (15 horas síncronas; 10 horas assíncronas) Destinatários: Professores dos Grupos 110, 200, 210 e 220 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Datas e horários: Sábado - 18 e 25 de janeiro; 1, 8 e 22 de fevereiro; das 10h00 às 13h00. Local de realização: Sede do SEPLEU - Av. de Paris, nr.º 4 - 3.º esq., 1000-228 Lisboa

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125521/24
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: sócia(o)s: Sócia(o) SEPLEU 20€, Sócia(o) APP 40€; Não Sócia(o)s: 80€
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade a sócios)

 

 


Objetivos:

Pretende-se capacitar os formandos para:
• Descobrir o potencial de um texto dramatizado no contexto de sala de aula
• Identificar as diferenças entre a leitura em voz alta de um texto e a sua dramatização
• Interligar a leitura em voz alta com a improvisação expressiva e segura
• Desenvolver a capacidade de interpretação afetiva e estética e de dramatização
• Abordar várias técnicas de construção de uma personagem
• Praticar a projeção de voz e desenvolver a dicção
• Criar um projeto de história dramatizada ou de encenação de texto

Conteúdos:

1. Breve percurso por histórias de narrativa oral e literária.
– Quem e o que dá vida a essas histórias? O que precisamos de saber?
2. Que texto escolher para ler e dramatizar?
– Quem lê, improvisa e representa: leituras em voz alta.
(3h presenciais, 2h assíncronas)

3. Leitura encenada, expressiva e dramatizada:
– linguagem teatral;
– construção de personagem;
– trabalho cénico;
– técnicas vocais, importância da relação afetiva e estética.
4. Texto dramático, expressão, voz, dicção, emoção e corpo na arte da representação.
(3h presenciais, 2h assíncronas)

5. Trabalhos em grupo: dinâmicas de interação na criação de uma dramatização: quem faz e o que faz.
(3h presenciais, 2h assíncronas)

6. Aplicação e partilha das experiências desenvolvidas e reflexão sobre os benefícios da expressão dramática como ferramenta pedagógica.
(3h presenciais, 2h assíncronas)

7. Apresentação e discussão de trabalhos finais
(3h presenciais, 2 h síncronas)

Metodologia e estratégias

Este curso de formação terá a duração de 25 horas com cinco sessões presenciais, 1 sessão síncrona e 8 horas de atividades assíncronas. Será organizado e desenvolvido, no formato presencial, com apresentações teórico-práticas e atividades práticas; a sessão síncrona destina-se a partilha e discussão de trabalhos finais. As sessões assíncronas serão acompanhadas por fórum de discussão, onde a formadora terá um papel de promotora e facilitadora da reflexão sobre as atividades em desenvolvimento.
As sessões presenciais partem de breves enquadramentos teóricos, mas são eminentemente práticas, baseadas na realização de atividades e jogos dramáticos e pedagógicos. Incluem sempre um acompanhamento personalizado a cada participante. Resultam num primeiro produto final, a construção de uma personagem, por cada formando(a), e a construção de um projeto final de história dramatizada ou de encenação de texto.

Bibliografia fundamental

Barata, José Oliveira (1979). Didática do teatro. Livraria Almedina.
Beja, Francisco; Topa, José Manuel; Madureira, Cristina (1999). Jogos e Projetos de Expressão Dramática. Porto Editora.
Bastos, Glória e Vasconcelos, Ana Isabel (1997). “O Texto Dramático na disciplina de Português”, Discursos [Em linha]: estudosde língua e cultura portuguesa, Nº 14 (Abril), p. 177-199.
Couto, José Manuel (2008). (Des)Dramatizando a língua portuguesa no ensino básico, Saber (e) Educar 13.
Stanislavsk, Constantin (2002). A Construção da Personagem. Bertrand Brasil.