Noticiário APP 01/2020 [06-01-2021]
Estimados/as sócios/as:
Neste início de 2021, num tempo que continua marcado pelos constrangimentos impostos pela pandemia, desejamos que o retomar das atividades letivas, do trabalho a elas associado e dos projetos pedagógicos, formativos e investigativos seja confiante e positivo.
O ano de 2020 foi de intensa atividade na APP, apesar das dificuldades impostas pelo confinamento, a partir de março, altura em que demos início ao teletrabalho. Com efeito, o percurso da associação ao longo do ano desenvolveu-se em diferentes cenários educativos, no domínio do ensino e da aprendizagem do português, língua materna, língua não materna e língua de herança.
Partilhamos o balanço, na forma de um sumário apoiado no Plano de atividades da APP, que recolhe informação da secção InfoAPP, do n.º 3 da Palavras revista em linha, de 2020, e dos números 56-57, da Palavras, em fase de conclusão.
Projetos, comunicação e recursos educativos digitais da APP
Em janeiro de 2020, com o estabelecimento de um protocolo entre o Projeto RTP Ensina e a APP, deu-se início à realização de 130 explicadores por uma equipa de trabalho da associação, sobre obras literárias referenciadas aos Programas e às Aprendizagens Essenciais do 3.º CEB e do Ensino Secundário, cuja conclusão teve lugar em setembro de 2020. A publicação dos explicadores será concretizada em 2021 no sítio RTP Ensina.
Na sequência de um protocolo de colaboração com o Jornal de Notícias para a secção JN-TAG da edição digital, em abril de 2020 a APP deu início à publicação mensal de desafios – QUIZ – sobre a língua portuguesa destinados a um público jovem. Os desafios, divulgados na subsecção Sabe bem, do JN-TAG, podem ser consultados aqui.
No dia 29 de maio de 2020, a APP realizou, através de videoconferência, o primeiro debate sobre avaliação externa, destinado a sócios. Foram discutidos diversos tópicos no que diz respeito a exames nacionais, provas nacionais e provas de aferição, com a preocupação de aprofundar questões associadas ao atual modelo de avaliação externa das aprendizagens dos alunos. Desse debate, resultou o documento “Reflexões sobre o atual modelo de Avaliação Externa”, publicado na secção Textos para reflexão, no sítio da APP, e enviado para a tutela, que pode ser consultado aqui.
Em junho de 2020 foi criado o separador Noticiários, permitindo a consulta do histórico de todos os boletins informativos enviados aos sócios, a partir desse mês. Também em junho, os três números da Palavras revista em linha passaram a poder ser consultados em livre acesso. Na área Sítios da APP foram disponibilizadas ligações diretas para dois novos recursos, de acesso reservado a sócios: Palavras, n. 54-55 (versão digital) e Português, Propostas para o Futuro – Avaliação.
Iniciada no ano letivo de 2019-2020, a parceria com o Município de Oeiras, para o desenvolvimento do Projeto Mochila Leve, com a ação de formação “Ensino do Português, rede de múltiplas literacias”, destinada a professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, mantém-se em 2020-2021, agora com o desenvolvimento de duas ações de formação destinadas aos mesmos ciclos do Ensino Básico, a ação “Da leitura à escrita, a emoção das palavras– 1.º e 2.º CEB” e a ação “A música das palavras: interdisciplinaridade em Português e Música (1.º e 2.º CEB)”, em colaboração com a Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM).
No ano letivo de 2019-2020 a APP deu início a uma parceria com a Universidade do Algarve, para a implementação da Plataforma MILAGE APRENDER+ no Ensino a Distância, com a realização de ações de formação para criação de materiais didáticos; em 2020-2021, a parceria continua dentro da mesma modalidade de trabalho, a formação a distância.
No presente ano letivo a APP continuou a desenvolver o Projeto de investigação-ação, “Glossário interdisciplinar”, no Agrupamento de Escolas de Paredes, com a consultoria do Celga-ILTEC e do CLUP. Este projeto envolve todas as turmas da escola com produção de dados lexicográficos, a serem disponibilizados na plataforma Moodle da APP.
Em novembro de 2020, a APP iniciou a colaboração com o Projeto #EstudoEmCasa, com disponibilização de recursos educativos e acompanhamento da Equipa coordenadora do EstudoemCasa, para revisão científica e linguística de blocos temáticos preparados por professores de diferentes anos de escolaridade.
Ao longo de 2020, a APP deu continuidade à publicação semanal do boletim informativo eletrónico, Noticiário APP, com destaques nas notícias e apontamentos e na agenda do sítio da APP, www.app.pt, e manteve a atualização do mural da APP no Facebook, dando destaque às atividades desenvolvidas pela associação, bem como à divulgação de obras, autores e eventos com relevância para o ensino do português. Ainda no que respeita a divulgação de recursos educativos digitais, a livraria virtual do sítio a www.app.pt manteve a atualização regular da lista de títulos disponíveis para venda.
Parcerias e intercâmbios
Em 2020, a APP deu continuidade às parcerias com distintas entidades e estabeleceu novas parcerias, nomeadamente com o LU.CA (Teatro Luís de Camões) no âmbito da formação contínua de professores, bem como com a Biblioteca Municipal de Mortágua, “Branquinho da Fonseca”, para a realização de uma Jornada pedagógica sobre Avaliação formativa.
Na parceria interassociações, a APP continuou a integrar a Rede Interdisciplinar, com a APEM a APEVT e a APM, bem como a participar no projeto interdisciplinar de formação sobre “Aprendizagem baseada em projetos”, iniciado em fevereiro de 2019, com as seguintes associações: APPI, APPA APM, APH, APG, APEVT.
Em setembro foi assinado o protocolo de cooperação entre a Direção-Geral de Administração Escolar (DGAE) e as Associações de Professores de Português (APP) e de Geografia (APG), visando esta cooperação melhorar a qualidade dos processos formativos dos docentes em escolas portuguesas no estrangeiro e em território nacional.
Centro de Formação – formação a distância
Ao longo de 2020, o Centro de formação da APP, que passou a ser designado Professora Maria Helena Mira Mateus a partir de 19 de maio de 2020, deu continuidade à preparação e realização de ações de formação certificada, de curta duração (ACD), e a formação acreditada pelo CCPFC, de que se destacam:
– 1 de fevereiro de 2020, 2.ª edição das V Jornadas Pedagógicas da APP, “Avaliação formativa em Português”, organizada pela direção da APP e pela Câmara Municipal de Mortágua, na Biblioteca Municipal de Mortágua, “Branquinho da Fonseca”;
– De janeiro a março de 2020, realização, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, da ação de formação II Jornada sobre Instrumentos de Avaliação em Português, na FLUP;
– De dezembro de 2019 a janeiro de 2020, realização, na modalidade b-learning, da ACD “Diferentes formas de motivar e aprender Português com a app MILAGE APRENDER+”; de março a maio de 2020, realização da oficina Aprender com os dispositivos móveis e a app Milage Aprender+ na disciplina de Português, na modalidade e-learning, no âmbito do desenvolvimento do Projeto Millage – Aprender +, em parceria com a Universidade do Algarve.
– De novembro de 2019 a dezembro de 2020, realização, na modalidade presencial, mista e a distância, das seguintes ações de formação, algumas com várias edições: Gramática e ensino do Português; Aprender mais: Estratégias de leitura e escrita; O melhor do mundo são as palavras? – Oficina de escrita criativa; Literatura para que te quero?; Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês; Dislexia, disortografia e disgrafia: dificuldades na leitura, na escrita e na grafia; Da Leitura à Escrita, a Emoção das Palavras; A Música das Palavras: Interdisciplinaridade em Português e Música.
– Em outubro e dezembro de 2020, realização, na modalidade a distância e em parceria com o Instituto Camões- CEPE Espanha e Andorra, da sessão de formação “Instrumentos de avaliação em português”, integrada nas Jornadas de atualização docente Modelos de avaliação, em Vigo e Badajoz.
Em 2020, nas ações e cursos realizados pela APP foram contabilizadas 363 horas de formação distribuídas por 17 turmas, que contaram com um total de 351 participantes.
Consultar o Resumo da formação em 2020.