Noticiário APP 27/2020

Noticiário APP 27/2020 [21-07-2020]

 
Estimados/as sócios/as:

Aproximamo-nos do final de mais um ano letivo, desta vez marcado por mudanças que ainda nos encontramos a viver. Todos sentimos de diversas formas as exigências de uma adaptação brusca e inesperada, ditada pelas circunstâncias.
Estes fatores de adaptação traduzidos, muitas das vezes, num horário de trabalho alargado, com prejuízo para o tempo de pausa levam-nos a que ainda, com maior veemência, vos desejemos tranquilas e merecidas férias e que, o próximo ano, nos traga maior estabilidade no quotidiano profissional.

Regressaremos a partir do dia 8 de setembro.

 

barra_azul

 

Centro de Formação – formação a distância

Durante o período de confinamento, o centro de formação da APP tem procurado proporcionar aos professores de Português, sócios e não sócios da APP, formação diversificada, na modalidade a distância, focalizada em diferentes temáticas e envolvendo diferentes competências e domínios específicos do ensino do Português, língua materna e língua não materna.
No ano letivo de 2020-2021, vamos alargar a oferta formativa, mantendo a modalidade de formação a distância, sempre que tal formato de ações cumprir as regras do CCPFC.
Divulgamos a informação completa sobre as ações de formação do Centro de Formação da APP aqui.

 

Continuam abertas as inscrições para a ação de formação:
Literatura para que te quero? – Módulo para o Ensino Secundário, inscrições abertas.

 

A 1 setembro abrem as inscrições da oficina de formação O melhor do mundo são as palavras? – Oficina de escrita (criativa).

 

barra_azul

 

Nas palavras dos sócios da APP

Divulgamos o artigo de Sónia Valente Rodrigues, sócia da APP, intitulado A escrita argumentativa à saída do ensino secundário: análise de produções textuais.

 

barra_azul

 

Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação

Ontem, dia 20 de julho, decorreu o I Encontro CFAC sobre Avaliação Pedagógica com a presença do Secretário de Estado, Dr. João Costa, da Dra. Antonieta Ferreira e do Professor Domingos Fernandes.
Tratou-se de uma iniciativa organizada pela Microrrede CFAC Avaliação, integrada no projeto MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica).
A gravação do encontro está disponível aqui.

 

No próximo dia 29 de julho, entre as 10h00 e as 12h00 terá lugar, via Zoom, o webinar “Desinformação e fake news”.
A atividade é exclusiva para professores, podendo ser consultada aqui.

 

Braga comemora, até ao dia 3 de setembro, a sua Feira do Livro em ambiente digital.
A visita virtual pode ser feita através da presente ligação.

 

barra_azul

 

Informações gerais

No dia 25 de julho, das 11h00 às 19h00, terá lugar a comemoração dos 21 anos do Pavilhão do Conhecimento.
Aceder à informação sobre as atividades aqui.

 

De 24 de agosto a 3 de setembro de 2020 a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa levará a cabo, no âmbito da “Escola de Verão”, um curso de escrita criativa dedicado ao conto.
Consultar aqui a informação.

 

barra_azul

 

Sugestão

Antes de iniciarmos as férias, deixamos como referência o filme documental Être et Avoir (Ser e Ter), legendado em português.
Mesmo para quem o já conhece, fica o convite para que seja visionado uma vez mais.

A ação decorre numa pequena localidade rural em França, St. Etienne sur Usson. Nesta aldeia isolada, a escola conta com um único professor cujos alunos se situam entre os 4 e os 11 anos.

O protagonista, captado no último ano de atividade profissional, é apaixonado pela profissão. Não se preocupando exclusivamente com a matéria, aprofunda as regras de cortesia e da vida em comunidade junto dos alunos.

O realizador, Nicolas Philibert, visitou escolas em todo o país antes de se decidir pela de Georges Lopez, o professor apresentado em Ser e Ter.
O filme venceu o César, o maior prémio de cinema francês, tendo ainda recebido o galardão de melhor documentário no European Film Awards.

Deixamos a ligação para Ser e Ter.
 

ser_ter_Fotor (002)_1