Noticiário APP 39/2020 [24-11-2020]
Estimados/as sócios/as
No âmbito da parceria com a Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), a APP vai integrar o júri do concurso Canção à espera de palavras: 1º concurso de escrita para canções, que decorre no ano letivo 2020/2021 com o apoio do PÚBLICO na Escola. O objetivo deste concurso é a criação, em grupo turma, de uma letra para uma canção original, com música do compositor Mário Laginha, convidado pela APEM.
O acesso à informação completa sobre o concurso e respetivo regulamento encontra-se aqui.
Centro de Formação – formação a distância
Como noticiámos em outubro passado, o ano letivo de 2020/2021 marca a expansão do Projeto Mochila Leve, do Município de Oeiras, que conta com a parceria da APP.
Das ações disponíveis para professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico envolvidos neste projeto, teve início, no dia 18 de novembro, a 1.ª edição da ação de formação Da Leitura à Escrita: a Emoção das Palavras – 1.º e 2.º CEB. Amanhã, dia 25 de novembro, terá início a ação de formação A Música das Palavras: Interdisciplinaridade em Português e Música – 1.º e 2.º CEB.
Esta ação foi projetada e será realizada com a APEM (Associação Portuguesa de Educação Musical), no quadro de um projeto de investigação ação em desenvolvimento, referenciado ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e às AE de Português e de Música.
Continuam abertas as inscrições para as seguintes ações de formação:
Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 1.º e 2.º ciclos (2.ª edição) – Inscrições aqui.
Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 3.º ciclo e secundário (2.ª edição) – Inscrições aqui.
Para consultar a informação completa sobre a oferta formativa da APP, aceder à presente hiperligação.
Nas palavras dos sócios da APP
Esta semana, propomos a leitura do texto de Carla Silva “Desenvolvimento sustentável – da síntese de textos à tomada de decisões”, In Gonçalves, M. & Jorge, N. (org.) (2018). Literacia científica na escola. Lisboa: NOVA FCSH-CLUNL, pp. 109-117. O artigo desenvolve propostas de trabalho em sala de aula para o 7.º ano, partindo de uma articulação interdisciplinar com Inglês, Ciências Naturais e Físico-Química.
Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação
Exercícios e atividades interativas no Moodle, na disciplina Gramática, leitura, escrita – exercícios, com incidência na gramática do texto.
Moodle da APP
•
In Texto, gramática e ensino do Português (e-book)
Informações gerais
|| Divulgamos o Curso de Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI, que decorre de fevereiro a julho de 2021. Este curso fomenta a interdisciplinaridade e o trabalho em equipa nas áreas da Aquisição da Linguagem e das Perturbações da Linguagem.
Consultar aqui o programa completo.
|| A Imprensa Nacional – Casa da Moeda disponibiliza vários ebooks no seu portal: títulos das coleções “O Essencial Sobre…”, os dois volumes de “Uma Breve História” e títulos da coleção “Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa”, coordenada por Carlos Reis, entre outros.
|| No LU.CA, Teatro Luís de Camões, parceiro da APP em iniciativas de formação de professores, a Exposição de João Fazenda, que continua o espetáculo “Que Grande Estrondo”, vai estar patente de 4 a 22 de dezembro de 2020, com entrada livre.
A informação completa pode ser consultada aqui.
|| Apelo a publicação para Linguística, volume 16, de 2021, da Faculdade de Letras e do Centro de Linguística da Universidade do Porto. A revista aceita propostas de publicação de artigos em Linguística Aplicada, qualquer que seja o enquadramento teórico. Os textos devem ser enviados até fim de fevereiro de 2021 (em suporte informático com indicação do programa utilizado) para clup@letras.up.pt.
Sugestão
Deixamos o desafio para a iniciativa Conta-nos uma história!, o concurso do PNL, na sua 10.º edição, dirigido ao 1.º ciclo.
A candidatura é feita online, até ao dia 31 de janeiro de 2021. Aceder à informação completa e ao formulário de candidatura aqui.