Registo de acreditação: CCPFC/ACC-117419/22
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: sócia(o)s APP: 40€; não sócia(o)s: 80€
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade: 1.º sócios APP e SEPLEU; 2.º Não sócios)
Objetivos:
Flexibilizar as práticas pedagógicas nos 1.º e 2.º CEB, aperfeiçoando, de forma escalar, os desempenhos orais e escritosdos alunos (domínio da frase – léxico e sintaxe – e do texto – coesão e coerência).
Enquadrar e utilizar os materiais didáticos experimentados e produzidos no contexto das «Aprendizagens Essenciais», enquanto “orientações curriculares de base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem em cada ano de escolaridade” (DL 55/2018).
Fomentar o trabalho interdisciplinar, implementando estratégias de ensino e aprendizagem direcionadas para a promoção do sucesso escolar (Despacho 779/2019).
Desenvolver práticas de trabalho colaborativo e cooperativo, com a construção de atividades didáticas e recurso a ferramentas digitais.
Valorizar a experiência profissional do professor, como ponto de partida para a atualização e o aprofundamento sistemáticos, com recurso a instrumentos que habilitem os docentes a dar resposta em contextos de trabalho em mudança.
Conteúdos:
1. O ensino da gramática no quadro da linguística atual, da didática do português e dos documentos de referência para a disciplina de Português nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.
2. Treino na experimentação e produção de atividades didáticas com recurso a diferentes ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma Moodle.
3. Alguns domínios, termos e conceitos gramaticais de aspetos inovadores com implicações didáticas produtivas na operacionalização das AE nos 1.º e 2.º CEB:
3.1 Fonética e fonologia: sons e fonemas; sílaba;
3.2 Morfologia: processos morfológicos de formação de palavras (palavras simples e complexas);
3.3 Lexicologia: processos irregulares de formação de palavras;
3.4 Sintaxe: funções sintáticas dos constituintes da frase (sujeito e predicado).
4. Identificação de alguns obstáculos à capacidade dos alunos para planear e produzir textos com coesão e coerência, no modo escrito e oral, com enfoque nos seguintes aspetos, referenciados nos documentos para o ensino do Português:
4.1 Mecanismos de coesão textual: cadeias de referência; adequação dos tempos verbais e concordância temporal; uso de conectores discursivos adequados; manutenção das conexões entre as coordenadas de enunciação (tempo, espaço, pessoa);
4.2 Mecanismos de coerência textual: dispositivos de encadeamento (crono)lógico.
5. Transposição didática de termos e conceitos gramaticais trabalhados, envolvendo as competências de leitura, escrita, de compreensão oral e expressão oral.
6. Recurso a ferramentas digitais e a ambientes virtuais de aprendizagem, com participação em espaços de partilha e de divulgação de produções próprias, de documentos de consulta e de textos de reflexão.
Metodologia e estratégias:
A ação organiza-se em três momentos:
Primeiro momento, em sessão síncrona, de caráter teórico, para contextualização da ação e dos documentos dereferência para o ensino da disciplina de Português, nos 1.º e 2.º CEB, tendo como foco da formação a conceção doconhecimento gramatical, a terminologia, a organização desse conhecimento e as metodologias de ensino eaprendizagem da gramática;
Segundo momento, de caráter prático e teórico, em sessões síncronas, envolvendo trabalho conjunto e de grupo, na realização de atividades didáticas a partir de situações problema, com consequente avaliação, sobre conceitos e termos gramaticais e respetivas implicações didáticas na operacionalização das AE de Português;
Terceiro momento, de caráter prático e teórico, em sessões assíncronas, envolvendo trabalho colaborativo e individual, para construção e avaliação de atividades a serem realizadas pelos alunos, sobre conceitos e termos gramaticais explorados nos momentos anteriores.
Bibliografia fundamental:
Aprendizagens Essenciais de Português, 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (2018).
DT 2008 – Dicionário Terminológico, para consulta em linha.
Lopes, A.C. & Carapinha, C. (2013). Texto, Coesão e Coerência. Almedina, Celga.
Rodrigues, S. V.; Viegas, F. & Oliveira, C. (2021).”Ensinar gramática. Percursos que se criam, caminhos que se trilham“. In Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, N.º Especial 2021, 499-533.
Sim-Sim, I. et al. (1997). A Língua materna na Educação Básica – Competências Nucleares e Níveis de Desempenho. ME-DEB.