Recorde-se que no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens 21|23 Escola +, e tendo em conta o “domínio inclusão e bem-estar” do eixo “Ensinar e Aprender”, com vista ao reforço das competências socio-emocionais no cumprimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, considerou-se importante monitorizar a saúde psicológica e bem-estar nas escolas, numa iniciativa inédita.
“Mais de metade dos docentes, refere ter-se sentido nervoso (55,3%), triste (53,4%), irritado ou de mau humor (51,3%), com frequência semanal ou superior, nos últimos tempos. Ainda, 20% dos docentes refere que todas as semanas, ou mais frequentemente, se sente tão triste que parece não aguentar”. p.133
“Mais de metade dos docentes, refere ter sentido, na última semana pelo menos algumas vezes, os seguintes sintomas: dificuldade em relaxar (72,5%), agitação (71,3%), reagir em demasia a determinadas situações (68,2%), sentir que estava demasiado suscetível ou irritável (65,9%), muita dificuldade em ter iniciativa para fazer coisas (60,1%), sentimentos de tristeza ou depressão (60%), sentir que estava a utilizar muita energia nervosa (59,1%) e dificuldade em se acalmar (53%)”. p.134
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