Paula Rego, Adriana Varejão e avaliação em línguas

Destacamos esta semana a exposição «Entre os vossos dentes», que junta duas artistas – Paula Rego e Adriana Varejão – de diferentes gerações, no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, e uma escola de verão sobre avaliação em línguas.

Entre os vossos dentes

Esta exposição junta duas artistas de diferentes gerações, revisitando o seu trabalho, cruzando os seus temas e revitalizando as suas leituras.

Mais informações e fonte da imagem aqui, onde se faz esta apresentação da exposição:

 

Entre os vossos dentes é o subtítulo da exposição que reúne cerca de 80 obras de duas artistas de grande reconhecimento internacional: Paula Rego (Lisboa, 1935 – Londres, 2022) e Adriana Varejão (Rio de Janeiro, 1964). Citação de um poema de Hilda Hilst, Poemas aos homens do nosso tempo – neste verso podemos desde logo pressentir a natureza crua deste encontro.

O espaço amplo da nave do CAM reconfigurou-se no desenho de 13 salas, numa sucessão ritmada de espaços constritos e labirínticos, rasgados por fendas e pontos de fuga, e marcados pela tensão entre as paredes nuas do exterior e a densidade expressiva do seu interior, entre o dentro e o fora, espaço doméstico e espaço público. Ficou assim traçado um corpo arquitetónico onde a nudez da pele encobre os acidentes da carne.

Esta poderá ser a primeira metáfora desta exposição, onde em cada uma das salas descobrimos as«camadas» de que são feitos os universos temáticos das duas artistas. Incorpóreas, imateriais, subtis em Paula Rego; mais matéricas, físicas e viscerais nos trabalhos de Adriana Varejão. E encontramos o que está por detrás da pele de cada uma: se o gesto da espada em Paula Rego fica suspenso, Adriana, pelo contrário, faz o golpe e morde até fazer sangue.

A humanidade referida no poema, a sua História e as histórias de todas as violências e injustiças, civilizacionais ou íntimas, são a matéria bruta que ambas as artistas trabalham numa exasperação transformadora, desconstruindo e subvertendo narrativas oficiais, referências múltiplas, literárias, artísticas, historiográficas, desviando o sentido primordial de todas essas suas fontes.

Artistas de gerações diferentes, mas com três décadas de trabalho em simultâneo, separadas pelo Oceano Atlântico em dois continentes, Europa e América do Sul, Paula Rego e Adriana Varejão seguem caminhos autónomos que, por variadas vezes e de múltiplos modos, convergem. Esta exposição procurou trazer para cada um dos seus espaços, tematicamente nomeados, os pontos de interseção onde essas linhas se entrelaçam e fazem pontos de luz, numa dramaturgia onde as obras selecionadas são as protagonistas.

O título da exposição foi retirado de «Poemas aos homens do nosso tempo», da poetisa e romancista brasileira Hilda Hilst, escrito em 1974, numa clara alusão ao estado de ditadura em que o Brasil se encontrava mergulhado há já dez anos.

Amada vida, minha morte demora.
Dizer que coisa ao homem,
Propor que viagem? Reis, ministros
E todos vós, políticos,
Que palavra
além de ouro e treva
Fica em vossos ouvidos?
Além de vossa RAPACIDADE
O que sabeis
Da alma dos homens?
Ouro, conquista, lucro, logro
E os nossos ossos
E o sangue das gentes
E a vida dos homens
Entre os vossos dentes.

— Hilda Hilst, excerto de «Poemas aos homens dos nossos tempos», in Júbilo, memória, noviciado da paixão, 1974.

 

Escola de verão sobre avaliação em línguas

O CAPLE-U. Lisboa, em parceria com o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), está a organizar uma escola de verão sobre avaliação em línguas, que terá lugar entre 2 e 5 de setembro, na FLUL.

 

As inscrições já abriram e a página da Summer School pode ser consultada  aqui.

 

Neste evento, oferecemos um programa de formação intensivo concebido para melhorar as suas competências em avaliação e testagem de línguas.

Os participantes poderão

i. Desenvolver competências práticas na conceção de testes, psicometria e avaliação digital.

ii. Aprender com especialistas de topo na área.

iii. Ter acesso exclusivo – serão apenas 30 participantes, para uma experiência interativa.

iv. Discutir tópicos relevantes e desenvolver atividades de networking com profissionais da área.

 

Programa:

  • Seminário 1: Avaliar a leitura: estratégias, estímulos e atividades (Paula Simões – IAVE, CAPLE) (em português)
  • Seminário 2: Psychometrics in language assessment (Irene Cadime – CIEC, Universidade do Minho) (em inglês)
  • Seminário 3: Designing language assessments in context (Carolyn Westbrook – British Council) (em inglês)
  • Seminário 4: Developing digital assessments (Bert Wylin – Katholieke Universiteit Leuven) (em inglês)

 

Para mais informações, aceda aqui ou contacte a organização através do endereço sslt25@elach.uminho.pt.

 

As inscrições já abriram! Garanta já o seu lugar!

 

Summer School in Language Testing 2025 é uma iniciativa colaborativa do CAPLE-ULisboa e do CLUL (Universidade de Lisboa), juntamente com o CEHUM e o BabeliUM (Universidade do Minho), reunindo os principais especialistas de avaliação em línguas. Esta iniciativa foi criada para fazer a ponte entre a investigação e a prática, oferecendo formação de elevada qualidade. Ao fomentar a colaboração internacional e nacional, a  Summer School in Language Testing 2025  tem como objetivo dotar educadores, investigadores e profissionais da área com as competências essenciais em avaliação em línguas.