Projeto Ler Consigo: Edição de 2021

Projeto de valorização da leitura realizada por convidados exteriores à escola, que lêem textos aos alunos. Criado na APP e realizado pela primeira vez, em 2004, foi seu mentor Manuel Campos Pinto, então membro da direção da APP.

Histórico do projeto Ler Consigo2004-2012 ;2013201420152016201720182019; 2020

Projeto Ler Consigo

Edição de 2021

Nimra_Siyal

Imagem:© Nimra Siyal

Convite à participação

Lançamos o desafio para participarem no Projeto “Ler consigo”, da APP, que anualmente realizamos desde 2004. Na proximidade do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio, convidamos os professores de Português à sua concretização em contexto escolar, nas condições que o plano de contingência em que nos encontramos o permitirem, em presença, a distância ou numa modalidade mista. Mantemos vivo o objetivo deste projeto: a partilha de leituras é aberta à participação dos alunos e à comunidade educativa em geral.

Os participantes devem selecionar para leitura textos em poesia ou prosa, presentes nos documentos de referência ou noutros, sob a orientação dos professores. Para nos fazerem chegar a leitura desses textos selecionados, podem recorrer ao You Tube,  ao sistema áudio através do SoundCloud,.  ou a outras ferramentas de registo vídeo e/ou áudio de fácil utilização,  acompanhando esse registo de uma descrição sumária com identificação da escola,  do ano de escolaridade dos alunos e do(s) responsável(eis) pela atividade.

Os textos com os resumos das vossas experiências deverão ser enviados até 25 de maio de 2021 para o endereço: aprofport@app.pt, figurando, como título de mensagem “Projeto Ler Consigo na/no [mencionar escola ou agrupamento]”.

A divulgação será feita, como nos anos anteriores, na página da APP dedicada ao Projeto “Ler consigo”  e no Noticiário de 1 de junho, Dia Mundial da Criança.

Agradecemos o vosso interesse, bem como a divulgação aos docentes de Português, aos professores do 1.º CEB e aos coordenadores das bibliotecas escolares.

 |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

“A leitura ajuda a resistir às adversidades, mesmo nos contextos mais terríveis. Mas a maior parte daqueles que deram testemunho disso estavam imersos desde a infância na cultura escrita.”

Michèle Petit

|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

Participação em maio de 2021

É preciso que a leitura tenha voz oral, pois as palavras podem chegar até à linha do nosso horizonte de leitores, onde o céu toca no mar.

Este ano  recebemos no Ler Consigo projetos integrando a leitura em voz alta de alunos do Colégio Bissaya Barreto, em Coimbra,  e da Escola Básica 2,3 Dr. João de Barros, na Figueira da Foz.  Por outro lado, revisitámos a primeira modalidade do Ler Consigo, o projeto que o nosso colega Manuel Campos Pinto lançou na APP em 2004. Assim,  a  Maria Vitória de Sousa – que em cada número da revista Palavras e da Palavras-revista em linha nos propõe novas leituras para os alunos mais jovens, nas secções “100 palavras para falar de livros” e “101 palavras para falar de livros” – leu duas histórias, a distância, para os alunos do CED Nuno Álvares Pereira, da Casa Pia de Lisboa.

1. Ler Consigo no Colégio Bissaya Barreto – 4.º ano, B,  1 CEB

2.  Ler Consigo no Colégio Bissaya Barreto -3.º  4.º ano, A,  1 CEB

3. Ler Consigo na Escola Básica 2,3 Dr. João de Barros – 8.º ano  3 CEB 

4. Ler Consigo na Casa Pia de Lisboa, CED Nuno Álvares Pereira – 5.º e 6.º anos, 2 CEB

Histórico do projeto Ler Consigo2004-2012 ;2013201420152016201720182019; 2020