Recursos didáticos do PNL

O projeto Leitura Orientada em Sala de Aula (LOSA, atualmente na Fase II) apresenta e disponibiliza um conjunto de recursos e orientações didáticas para trabalho da compreensão da leitura.

Subjacente à criação destes recursos está a ideia de que o desenvolvimento das competências de leitura pressupõe um ensino intencional, planeado e reflexivo, que se pode iniciar desde cedo, desenvolvendo-se ao longo de toda a escolaridade.

Os recursos didáticos da Fase II destinam-se aos professores e alunos de todos os ciclos, desde o 1.º ao secundário.

A partir de um texto, são apresentadas sugestões de atividades para diferentes momentos da leitura: pré-leitura, leitura e pós-leitura, com orientações didáticas para professores.

Os recursos organizam-se por ciclo de ensino, ano de escolaridade e género textual e explicam-se os princípios didáticos, as estratégicas de leitura implicadas e as formas de utilização em sala de aula.

 

O trabalho, coordenado por Adriana Cardoso, Joana Batalha e Ana Luísa Costa, tem os seguintes autores:

1.º Ciclo – Encarnação Silva e Mariana Pinto

2.º Ciclo – Laura Guimarães e Conceição Neto

3.º Ciclo – Conceição Neto e Maria João Covas

Secundário – Miguel Correia e Maria João Covas

 

Atualmente estão disponíveis recursos didáticos sobre Biografia, Conto, Artigo de Enciclopédia e Poema, para todos os ciclos.

 

Mais informação aqui.

 

 

Fonte da imagem aqui.