Subjacente à criação destes recursos está a ideia de que o desenvolvimento das competências de leitura pressupõe um ensino intencional, planeado e reflexivo, que se pode iniciar desde cedo, desenvolvendo-se ao longo de toda a escolaridade.
Os recursos didáticos da Fase II destinam-se aos professores e alunos de todos os ciclos, desde o 1.º ao secundário.
A partir de um texto, são apresentadas sugestões de atividades para diferentes momentos da leitura: pré-leitura, leitura e pós-leitura, com orientações didáticas para professores.
Os recursos organizam-se por ciclo de ensino, ano de escolaridade e género textual e explicam-se os princípios didáticos, as estratégicas de leitura implicadas e as formas de utilização em sala de aula.
O trabalho, coordenado por Adriana Cardoso, Joana Batalha e Ana Luísa Costa, tem os seguintes autores:
1.º Ciclo – Encarnação Silva e Mariana Pinto
2.º Ciclo – Laura Guimarães e Conceição Neto
3.º Ciclo – Conceição Neto e Maria João Covas
Secundário – Miguel Correia e Maria João Covas
Atualmente estão disponíveis recursos didáticos sobre Biografia, Conto, Artigo de Enciclopédia e Poema, para todos os ciclos.
Mais informação aqui.
Fonte da imagem aqui.