Revisão das Aprendizagens Essenciais – inquérito

As associações de professores reuniram-se, em Caparide, no dia 17 de outubro, com o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, e o Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Cunha. Na reunião estiveram presentes ainda os respetivos chefes de gabinete e o adjunto do MECI, António Cunha. Na reunião foi feito um balanço de algumas medidas tomadas e a tomar, pela tutela, e foi pedido que as associações de professores fizessem uma reflexão urgente sobre a revisão, em curso, de vários decretos-lei (sobre o regime jurídico da habilitação profissional para a docência, os requisitos de formação científica das áreas disciplinares dos grupos de recrutamento de docentes titulares de cursos pós-Bolonha, o regime jurídico da formação contínua de professores e o Estatuto da Carreira Docente), bem como em relação à revisão das Aprendizagens Essenciais (AE) .

No caso das AE, cujo processo de avaliação já foi iniciado pela DGE, 6 anos depois da sua homologação e implementação, o objetivo não é fazer uma disrupção, mas manter a estabilidade do sistema educativo e proceder a melhorias e atualizações.

Para este processo de revisão, que também é urgente, a Associação de Professores de Português, que vai ter uma reunião com a tutela em janeiro de 2025, em princípio, pretende auscultar os sócios para poder fazer recomendações sobre os aspetos que precisam de ser alterados, melhorados e aperfeiçoados, tendo em conta a experiência e o parecer dos professores de Português.

Neste sentido, pedimos que os professores de Português respondam a um inquérito, que destaca alguns aspetos que justificam, na opinião da direção da APP, uma reflexão mais alargada e sustentada por um número tão grande quanto possível de professores dos ensinos básico e secundário.

As respostas ao inquérito darão origem a uma reflexão que a direção da APP irá realizar e partilhar com todos os nossos sócios.

 

Responda, sff., ao inquérito aqui. Se já respondeu, muito obrigado pela sua colaboração!

 

 

Fonte da imagem aqui.