15.º ENAPP – 11 e 12 de abril de 2023 – Lisboa, Museu do Oriente (1.ª versão)

Formulário de inscrição já disponível! Aproveite os valores de inscrição disponíveis até 15 de março! INSCRIÇÕES ABERTAS Nos dias 11 e 12 de abril de 2023, realiza-se o 15.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, em Lisboa, na Fundação e Museu do Oriente, subordinado ao tema "Português em jogo e em projeto".

  1. Introdução
  2. Subtemas
  3. Conferencistas
  4. Submissão de resumos
  5. Comissão Científica
  6. Comissão Organizadora
  7. Creditação
  8. Programa
  9. Inscrição de participantes

Introdução

Nos dias 11 e 12 de abril de 2023, realiza-se o 15.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, em Lisboa, na Fundação e Museu do Oriente [1], subordinado ao tema “Português em jogo e em projeto”.

O jogo pode ser visto como uma situação codificada de interação social mas a sociedade contemporânea, marcada por uma massificada ‘ludificação’ do mundo, opõe jogo a seriedade e remete-o para situações ‘excecionais’: a infância, os jogadores profissionais e o tempo livre. No entanto, há um potencial ético, social, ecológico, didático e pedagógico que o jogo pode ter e que merece uma reflexão urgente ao nível das práticas escolares e da investigação, do trabalho colaborativo e da valorização da imagem da escola, no contexto de um mundo que coloca desafios novos e imprevisíveis a uma geração de alunos que devem construir e sedimentar uma cultura científica e artística de base humanista, como justamente se reconhece no Perfil dos Alunos (PASEO).

No contexto dos documentos curriculares de referência, nomeadamente as Aprendizagens Essenciais do Português e o PASEO, espera-se que este XV Encontro Nacional da APP seja uma oportunidade para professores, investigadores e especialistas proporem e discutirem caminhos e soluções didáticas sobre o papel do jogo e do trabalho de projeto na melhoria das aprendizagens em Português, nos ensinos básico e secundário, tendo em conta as implicações que o tempo de excecionalidade da vida escolar, criada pela situação pandémica que se tem vivido desde março de 2020, não deixou de ter nas aprendizagens dos alunos e na sua relação com a escola.

[1] As sessões do encontro decorrerão em presença e a distância, na plataforma Zoom.

Subtemas do encontro

  1. Literatura, artes e escrita em projeto
  2. O jogo na aprendizagem da língua, da cultura e da literatura
  3. Projetos interdisciplinares com [a disciplina de] Português
  4. O homem lúdico hoje – o lugar dos jogos na educação

Conferencistas

  • Ana Sofia Albuquerque e Aguilar (Universidade de Coimbra):

Investigadora no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, bolseira da FCT, investigadora convidada da Universidade de Barcelona, doutoranda em “Educação literária na era digital: o contributo da literatura eletrónica”, é tradutora da versão portuguesa de Inanimate Alice, projeto que mereceu o apoio do Plano Nacional de Leitura.

  • Carlos Neto (Universidade de Lisboa)

Um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças, para este professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL), brincar é um assunto muito sério. Por essa razão, o trabalho de investigação académica que tem vindo a desenvolver há quase cinco décadas centra-se sobretudo no papel que brincar e jogar têm no desenvolvimento da criança.

  • Patrícia Gouveia (Universidade de Lisboa)

Professora associada da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, curadora da exposição Playmode (MAAT, 11.9-19.12.2019), tem um vasto trabalho sobre experiências multimédia interativas, aprendizagem baseada em jogos, jogos digitais e saúde mental, multimédia e tecnologias interativas, videojogos em Portugal, jogo e poesia, ou a compreensão da cultura dos videojogos, entre outros. Vários dos seus trabalhos, inclusive como curadora, mostram que há um potencial dos sistemas lúdicos para abordar problemas éticos, sociais, humanitários ou ecológicos. A conferência de Patrícia Gouveia inicia os trabalhos da tarde do dia 11 de abril.

Submissão de resumos 

  • Os resumos deverão conter de 3000 a 5000 caracteres incluindo espaços. O texto deve sintetizar o conteúdo da comunicação. Se o trabalho a apresentar for empírico, deve conter a contextualização da temática, problema de investigação e pertinência do estudo, objetivos, síntese da metodologia adotada e dos principais resultados. Caso se trate da descrição de um projeto, a estrutura deve ser clara e seguir uma linha orientadora, considerando a contextualização da temática, objetivo, explicitação clara dos procedimentos do projeto e principais reflexões.
  • Palavras-chave: de 3 a 5 palavras separadas por ponto e vírgula (;)

  • Referências bibliográficas: No mínimo,  três referências bibliográficas, de acordo com as normas APA 7.ª edição. Consultar exemplos de formatação.

  • Endereço de correio eletrónico para o envio de resumosaprofport@app.pt
  • Título da mensagem: «15.º ENAPP – submissão de resumo».
  • Prazos:
    • Envio de resumos: 6 de fevereiro de 2023
    • Avaliação das propostas pela comissão científica do encontro: 28 de fevereiro de 2023.
    • Mais informações e atualizações: Em breve, neste artigo.

Comissão Científica 
(em atualização)

  • Ana Albuquerque Aguilar (Universidade de Coimbra)
  • Ana Luísa Costa (Instituto Politécnico de Setúbal)
  • Carla Marques (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada)
  • Carla Silva (Associação de Professores de Português)
  • Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho)
  • Noémia Jorge (Instituto Politécnico de Leiria)
  • Otília de Sousa (Instituto Politécnico de Lisboa)
  • Paula Cristina Ferreira (Instituto Politécnico de Leiria)
  • Sónia Valente Rodrigues (Universidade do Porto)
  • Filipe Pais (Universidade Noroff, Noruega)
  • Filomena Viegas (Associação de Professores de Português)

Comissão Organizadora

  • Dina Morais
  • João Pedro Aido
  • Luís Filipe Redes
  • Maria Vitória de Sousa
  • Paula Figueiredo
  • Teresa Monteiro

Creditação

O 15.º ENAPP terá uma duração de cerca de 14 horas e será sujeito a acreditação pelo CCPFC na área de formação B- Prática pedagógica e didática na docência e relevará, como formação específica, para a progressão na carreira de professores dos grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 e, como formação geral, para educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário e professores de educação especial.

Programa do encontro (em breve, aqui)

Informação para os participantes

Valor da inscrição (até 15 de março)

  • Sócia(o) da APP e estudantes – 45,00€ (presencial)
  • Sócia(o) da APP e estudantes – 35,00€ (a distância)
  • Não Sócia(o) da APP, que pretende tornar-se sócia(o) – 70,00€ (presencial)
  • Não Sócia(o) da APP, que pretende tornar-se sócia(o) – 60,00€ (a distância)
  • Não Sócia(o) da APP – 90,00€ (presencial)
  • Não Sócia(o) da APP – 70,00€ (a distância)

Inscrições aqui