Annabela Rita – uma filósofa da literatura

Annabela Rita, que participou no XVI ENAPP, no dia 4 de julho, com a conferência Cânone e Ensino, foi homenageada, por ocasião da sua aposentação, com o volume Annabela Rita. Uma filósofa da literatura e do diálogo interartes. Livro de homenagem, organizado por Fabio Mario da Silva, Isabel Ponce de Leão, José Eduardo Franco e Michela Graziani.

O volume miscelâneo apresentado neste livro homenageia, segundo as palavras da editora italiana Edifir – Edizioni Firenze, «a professora Annabela Rita por ocasião da sua aposentação. Figura proeminente dos estudos literários em Portugal, Annabela de Carvalho Vicente Rita é especialista no estudo dos escritores mais emblemáticos da Literatura Portuguesa dos últimos dois séculos. O modo fecundo como tem desenvolvido um original diálogo entre os textos literários e o mundo diverso das artes (pintura, cinema, fotografia, etc.), operando uma hermenêutica intertextual e interartes para dela extrair significados complexos oriundos da natural polissemia dos campos simbólicos e da semântica dos ideários subjacentes aos temas de fundo, permite-nos considerar Annabela Rita uma filósofa da Literatura e mestre do diálogo interartes. Em suma, podemos caracterizar o modo de estar, de ensinar, de organizar e de produzir o pensamento crítico de Annabela Rita como sendo o de uma verdadeira universitária. O seu pensamento é plural, interdisciplinar e profundamente aberto ao mundo impelido na procura constante de compreender e integrar a perspetiva do Outro, do Outro cultural, do Outro religioso, do Outro que pensa diferente de nós. Na verdade, Annabela Rita é uma cidadã do mundo, que plasma na sua produção científica uma tonalidade universal. É esta grande figura de cidadã da cultura e de intervenção cívica, bem como a sua ação pedagógica e intelectual fecundas, que queremos, no momento da sua aposentação, recordar e homenagear com a publicação deste volume, no qual participaram amigos e colegas de Annabela Rita com poemas, contos, testemunhos pessoais e ensaios que ficarão para sempre na memória pessoal da homenageada e na memória coletiva dos participantes.»

 

O livro integra 67 participações (literárias, ensaísticas, de testemunho e depoimento) de académicos de quase todos os continentes, 152 integrantes da Tábua Gratulatória, 402 pp., uma edição em livro-e e em papel da Edifir Edizioni Firenze, com as chancelas da Embaixada de Portugal em Itália, do Camões, IP, da Universidade de Florença e de outras instituições académicas e culturais.

 

É o 3º volume da série  Estudos Portugueses e Lusófonos, que foi criada com o objetivo de contribuir significativamente para a divulgação e promoção da cultura literária portuguesa e lusófona no panorama académico e cultural italiano e é apresentada pela editora deste modo:

O projeto editorial visa publicar um vasto leque de obras, desde traduções italianas de textos literários portugueses dos períodos moderno e contemporâneo até monografias e diversas coletâneas de ensaios.

É dada especial atenção aos estudos realizados por professores universitários, investigadores e especialistas italianos e internacionais que trabalham na área dos Estudos Portugueses, disciplina que se centra na análise, crítica e estudo das literaturas, culturas e línguas dos países de língua portuguesa. As publicações da série pretendem, assim, ser ferramentas de estudo e reflexão, destinadas tanto a um público de especialistas e académicos da área como a um público mais vasto interessado em compreender as complexas dinâmicas históricas, linguísticas e culturais que permeiam o mundo lusófono.

Através de uma abordagem académica rigorosa e de uma curadoria cuidada, a série pretende criar um espaço de diálogo intelectual entre as diferentes tradições académicas e promover uma compreensão mais profunda da herança literária e cultural dos países de língua portuguesa, particularmente Portugal, Brasil, África lusófona e outras regiões que se identificam com a herança linguística e cultural portuguesa.

 

Mais informações e fonte da imagem aqui.