Aprender +: Estratégias de Leitura e de Escrita

Formador(es): Vitória de Sousa Modalidade: Curso / Formação a distância Número de horas: 25 (15 horas síncronas; 10 horas assíncronas) Destinatários: Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Datas e horários: A definir

Registo de acreditação: CCPFC/ACC – 102489/19
Área de Formação: A – Área da docência
Custo da ação: sócia(o)s: 40€; não sócia(o)s: 80€
Prazo de inscrição: A definir
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade a sócios)

Objetivos:

1. Disponibilizar aos professores modos eficazes de proporcionar aprendizagens que tenham em conta as
necessidades e/ou dificuldades de leitura e escrita dos alunos.
2. Promover práticas transdisciplinares através da divulgação de estratégias de leitura e de escrita,
comuns a diferentes disciplinas.
3. Apoiar a iniciação ou o desenvolvimento de atividades diferenciadas de leitura e escrita.
4. Produzir materiais didáticos de intervenção.

Conteúdos:

1. A complementaridade de estratégias de ensino em torno das competências de leitura e
escrita.
1.1. A harmonização do léxico: o repertório das diferentes disciplinas.
1.2. Trabalhar em equipa: colaborar com…, colaborar para…, colaborar como…
2. Tipos de textos e estratégias de leitura e de escrita.
2.1. O texto explicativo e o texto científico: classificação e abordagem das estruturas
textuais:
2.2. Procurar a informação específica num documento: o essencial e o acessório, as
palavras-chave, …
2.3. Saber tomar notas
2.4. Saber resumir
3. Materiais de consulta e técnicas de leitura
3.1. Os manuais escolares
3.2. Obras de referência (dicionários, enciclopédias, prontuários, …)
3.3. Ler e escrever para aprender a lição no dia-a-dia e fazer o trabalho de casa
3.4. Ler e escrever para uma ficha de avaliação