Audiência com o Secretário de Estado Adjunto e da Educação

João Pedro Aido e Luís Filipe Redes, em nome da direção da APP, foram recebidos no gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, no dia 25 de setembro, para apresentarem um conjunto grande de preocupações dos professores de Português.

Na reunião, em Caparide, no dia 17 de outubro de 2024, os Secretários de Estado da Educação e os respetivos chefes de gabinete, bem como o Adjunto do MECI, tiveram um encontro com representantes das associações de professores, em que apresentaram algumas medidas em relação às escolas e à avaliação e pediram várias encomendas às associações, de que destacamos a revisão das Aprendizagens Essenciais.

 

Nesse debate, o presidente da direção da APP destacou a importância de o sistema educativo manter a estabilidade e reconheceu a relevância dos pilares que vão estar subjacentes à revisão do estatuto da carreira docente, nomeadamente na avaliação dos professores. Destacou ainda o trabalho sobre o PLNM e recomendou que houvesse alteração na legislação que impede a abertura de turmas com menos de 10 alunos. Destacou ainda a centralidade que deve ter o pluricentrismo da língua portuguesa e o estrangulamento que existe no ensino superior na formação de professores, sem o qual as medidas no terreno serão sempre insuficientes.

 

Um ano e várias reflexões[1], debates[2], jornadas[3]encontros nacionais[4] e publicações[5] depois, a APP apresentou ao Secretário de Estado Adjunto e da Educação[6] um conjunto de preocupações, relativamente ao ensino do Português, no ensino básico e secundário, e aos resultados dos alunos, nomeadamente na avaliação externa e nos estudos internacionais, para lá da questão central e urgente da falta de professores.

 

Nessa audiência, a direção da APP apresentou detalhadamente as suas preocupações relativas aos resultados dos alunos e às práticas de leitura; à revisão das Aprendizagens Essenciais; ao Plano Estratégico para a Aprendizagem do Português como Língua Não Materna e perfil docente; às áreas prioritárias de formação dos professores de Português; e ao apoio aos professores recém-chegados ao sistema educativo.

 

A reunião correu bem e a direção da APP deixou um documento com todas as questões tratadas. Os técnicos superiores que nos receberam foram sensíveis às nossas preocupações e vão levar este conjunto grande de questões ao Secretário de Estado, Alexandre Homem Cristo.

 

Na sequência desta reunião e das questões tratadas, a direção da APP vai pedir uma reunião com a Secretária de Estado da Administração Escolar, para a implementação do projeto de mentoria, com a direção do IAVE, para a discussão dos problemas específicos da avaliação externa de Português (provas ModA, prova final de ciclo e exame final nacional), e com a DGE, para o prosseguimento do processo de revisão das AE, em torno de três questões:

i. Completar a revisão do domínio da Oralidade, de todos os ciclos, incluindo uma proposta sobre a «Compreensão da Oralidade» (a proposta que fizemos foi apenas sobre a «Expressão Oral»).

ii. Rever, de forma completa, os «Tópicos de Conteúdo» das obras propostas em Educação Literária, no ensino secundário, de forma a serem atualizados por especialistas nas referidas obras, e o conceito de «género», em Leitura e Escrita.

iii. Integrar, na coluna de «AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes», no domínio da Educação Literária de todos os ciclos, um conjunto de competências complexas de leitura, que precisam urgentemente de ser mobilizadas, uma vez que constatamos, pelos resultados da avaliação externa e pelos estudos internacionais, que os alunos manifestam fragilidades na competência leitora e que, ao longo do seu percurso escolar, são desenvolvidas principalmente competências de menor complexidade cognitiva.

 

 

A síntese das preocupações da APP apresentadas na audiência com o SEAE pode ser lida aqui.

 

 

Fonte da imagem aqui.

 

 

[1] Cf. https://app.pt/categoria/textos-para-reflexao/

[2] Cf. o debate sobre o digital na aprendizagem e na avaliação da língua (https://app.pt/debate-app-o-digital-na-aprendizagem-e-na-avaliacao-da-lingua/), o ensino da literatura: cânone e competências complexas de leitura (https://app.pt/debate-app-o-ensino-da-literatura-canone-e-competencias-complexas-de-leitura/), o português do Brasil em sala de aula (https://app.pt/debate-app-acd-sobre-o-portugues-do-brasil-em-sala-de-aula/).

[3] Cf. «Variação linguística, educação e cidadania» e «Português ao encontro de falantes de outras línguas».

[4] Cf. XVI ENAPP sobre «Oralidade e Literatura no Ensino do Português».

[5] Cf. Palavras n.º 60-61 sobre a Oralidade e os números 62-63 e 64-65, que vão ser publicados entre outubro de 2025 e janeiro de 2026 e que retomam, respetivamente, as comunicações apresentadas nos XV e XVI ENAPP.

[6] Por questões de agenda, o SEAE esteve representado pelo Dr. Paulo André e pela Dr.ª Leonor Rocha.