Destaques do Ciberdúvidas – 6.6.25

O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa responde a questões e presta informações a todos os que querem saber sempre mais sobre a língua portuguesa – o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Esta semana destacamos dois «Artigos», a rubrica «Montra de Livros, a rubrica «Consultório, a rubrica «O Ciberdúvidas Vai às Escolas» e a rubrica «Ciberdúvidas Responde.

Na rubrica Artigos, destacamos dois textos:

i. Um artigo, de Carlos Rocha, sobre neologia e aeroportos: «Uma assentada pelo clima». Diz o autor: «Assentada é, portando, uma forma curiosa de traduzir sit-in e sit-down, semanticamente inspirada pelo inglês mas formalmente portuguesa, conseguindo evocar uma outra palavra de cariz também político. E diga-se que é boa solução, porque investe um novo significado numa palavra já existente, com elementos culturais do Portugal contemporâneo.» Artigo aqui.

ii. Um artigo de Carla Marques sobre o significado do provérbio «Quem com porcos anda, farelo come». O artigo, onde se lê que «Neste provérbio, adota-se uma estrutura lógica de causa-consequência. A causa é associada aos valores conotativos do nome porcos, que remetem para pessoas consideradas uma má influência ou que dão maus exemplos de alguma natureza. A opção de “andar com porcos”, ou seja, de se fazer rodear de pessoas duvidosas tem uma consequência: “comer farelo”.», pode ser consultado neste linque.

 

 

A rubrica Montra de Livros destaca o Guia de Leitura PLA/PLE/PLNM/PLH/PLS, um documento destinado a professores de PLNM e a aprendentes de português como língua adicional.

O artigo é escrito por Inês Gama, que destaca aqui que «esta obra demonstra que a riqueza das situações em que a linguagem é utilizada em muitos textos literários, bem como os usos idiomáticos e simbólicos que fazem parte do acervo linguístico dos falantes nativos, podem servir como complementos interessantes ao processo de aquisição da língua por parte de aprendentes não nativos, servindo inclusive como contraste com diálogos e outros materiais artificiais, que são tipicamente criados para o ensino de PLNM.»

 

 

Na rubrica Consultório, que permite que os consulentes façam perguntas aos especialistas do Ciberdúvidas – mas verificando primeiro se não existe já uma pergunta que tenha sido feita anteriormente e que responda a essa dúvida –, destacamos, esta semana, três questões:

i. Como aportuguesar «O anglicismo foodie»? A resposta refere que a palavra significa «apreciador de comida, gastrónomo, gourmet» e pode ser lida aqui.

 

ii. Sobre o nome do recipiente para gás: «garrafa ou botija?». Excerto da resposta, que pode ser lida neste linque:

«Quanto à sua origem, de facto, o termo botija terá chegado ao português através do castelhano (vulgarmente conhecido como espanhol), como indica a nota etimológica do DLPACL. Como se trata de uma palavra atestada nos vários dicionários de língua portuguesa e é bastante difundida no uso, pode-se considerá-la como uma palavra portuguesa, mas que chegou à língua por via do espanhol.»

 

iii. Sobre «O valor imperfetivo de “começou a fazer…”» numa frase como «O João começou a fazer os trabalhos de casa depois do almoço.».

A resposta, que pode ser lida aqui, destaca que «Um dos elementos distintivos entre os valores perfetivo e imperfetivo está relacionada com a forma como estes perspetivam a situação. Assim, o valor perfetivo apresenta a situação como estando completa, descrevendo-a na sua totalidade. Já o valor imperfetivo apresenta a situação como incompleta, perspetivando-a sem olhar ao todo e, normalmente, numa das suas fases: início, decurso ou fim.»

 

 

No âmbito da intenção de alargamento da ação do Ciberdúvidas nas redes sociais, foi lançado, como os sócios da APP já sabem, O Ciberdúvidas Vai às Escolas.

Este novo projeto leva o Ciberdúvidas às escolas onde se ensina a língua portuguesa, em Portugal e no mundo. Aí, de forma presencial ou à distância, um consultor do Ciberdúvidas esclarece, ao vivo e em direto, as dúvidas que os alunos têm relacionadas com questões gramaticais.

Estas sessões são gravadas em formato vídeo e serão divulgadas, posteriormente, nas redes sociais do Ciberdúvidas, no formato de vários pequenos vídeos (ou reels), que dão a conhecer o esclarecimento dado a cada uma das dúvidas apresentadas, de modo a que outros alunos e professores possam ter acesso aos conhecimentos envolvidos, para esclarecer dúvidas ou sistematizar conhecimentos.
As escolas interessadas em participar neste projeto, recebendo o Ciberdúvidas presencialmente ou à distância, poderão contactar os responsáveis pelo projeto por correio eletrónico: ciberduvidas@iscte-iul.pt

Esta semana, destacamos o vídeo 32 com a resposta à dúvida colocada por um estudante do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, Mação: Qual a diferença entre “senão” e “se não”?

A resposta, dada pela consultora Carla Marques, pode ser consultada no vídeo disponível aqui.

 

 

Na rubrica Ciberdúvidas Responde, destacamos, no episódio 37, a resposta à seguinte questão: Qual é o certo: «O João é menor de idade», «O João é de menor de idade» ou «O João é de menor»?

Assista a este vídeo para saber a resposta, dada pelo consultor Fernando Pestana, que, por ser brasileiro, apresenta a resposta segundo a terminologia gramatical do Brasil.

 

 

Mais informações e fonte da imagem aqui.