Todos os anos, exibindo mais de 270 filmes, o IndieLisboa atrai público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome.
As principais secções do IndieLisboa são programas competitivos compostos por estreias mundiais, internacionais ou nacionais. Com raras exceções, os filmes selecionados para as diversas secções têm a sua apresentação nacional no festival. O IndieJúnior, a secção infantil/juvenil do festival, é crucial para a literacia cinematográfica da faixa mais jovem de espectadores e para a formação de novos públicos. O festival promove também a descoberta de filmes portugueses recentes através das suas competições nacionais e das suas atividades orientadas para o público profissional.
O Cineclube IndieLisboa aposta na formação de novos públicos, organizando ao longo do ano letivo várias sessões destinadas a grupos escolares do ensino secundário e superior. Estas sessões decorrem nas escolas com as quais o IndieLisboa estabeleceu um protocolo de colaboração. Todas as sessões são apresentadas e acompanhadas pela pessoa que realizou o filme apresentado, por outro elemento da equipa artística ou técnica desse filme, ou ainda por alguém que trabalhe em crítica ou teoria do cinema. No final de cada sessão promove-se um debate à volta do filme, realçando a importância e a pertinência artística, social e filosófica do mesmo. As presenças das pessoas que realizaram e programaram o filme no IndieLisboa são essenciais para ajudar a criar um espaço de aprendizagem e crescimento. As sessões do Cineclube IndieLisboa pretendem desenvolver o potencial do cinema como ferramenta educativa, valorizando igualmente a sua linguagem artística. Durante o festival, os grupos escolares das escolas e faculdades irão frequentar as salas da Culturgest e do Cinema São Jorge, para descobrirem estes filmes programados especificamente para si.
De destacar que a Associação IndieLisboa dedica as suas atividades de educação cinematográfica ao longo de todo o ano, promovendo um trabalho de programação de cinema dirigida a variados públicos, através dos festivais que organiza, das extensões pós-festival ou em mostras de cinema específicas, organizadas em colaborações ou por encomenda.
Estas atividades realizam-se autonomamente ou em paralelo a esses momentos de programação de cinema, e traduzem-se em oficinas e outras atividades que têm como ponto de partida o cinema, através do visionamento de longas ou curtas metragens e que pretendem enriquecer a experiência do público, fomentar o seu crescente interesse pelo cinema, promovendo encontro, debate, reflexão, conhecimento e criação.
Exemplo de oficinas:
Oficinas de Cinema de Colo (1-3 anos)
Oficina de Iniciação ao Cinema (6-10 anos)
Oficina de Cinema Documental (8-14 anos)
Oficina de Programação de Cinema (adultos, professores, mediadores, etc)
Mais informações e fonte da imagem aqui.