Este guia oferece orientações práticas e fundamentadas para professores que ensinam português a públicos não nativos – seja como língua de acolhimento, língua estrangeira, língua de herança ou segunda língua. Intitulado
Guia de Leitura PLA/PLE/PLNM/PLH/PLS,
o documento, que tem a APP como consultora pedagógica e científica, propõe uma abordagem inovadora, integrando literatura e ensino da língua numa perspetiva cultural, linguística e pedagógica.
Estruturado em seis capítulos, o guia aborda as vantagens da leitura literária, propõe sugestões de leitura por níveis de competência linguística, estratégias de mediação, propostas para leitura autónoma, formas de monitorização dos progressos e instrumentos de avaliação. Parte de conhecimento científico atualizado e práticas educativas consolidadas, aproximando investigação e contexto de sala de aula.
Ao reconhecer o papel central da literatura no desenvolvimento vocabular, cognitivo, cultural e pessoal, este guia responde a um desafio antigo no ensino do português como língua adicional, afirmando que ler literatura com os aprendentes não só é possível como desejável – em qualquer parte do mundo.
Este recurso fica disponível gratuitamente, para descarregar aqui.
O PNL pede aos seus utilizadores que enviem comentários e sugestões acerca da sua utilização, utilizando o código QR ou esta ligação.