Interpretar erros de escrita e intervir em sala de aula

Formador(es): Dina Caetano Alves, Ana Lúcia Castro Modalidade: Curso / Formação presencial e a distância/ 2024-2025 Número de horas: 25 (5 horas síncronas; 8 horas assíncronas; 12 horas presenciais) Destinatários: Professores dos Grupos 110 e 910 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Datas e horários: sessões síncronas - 10-12-2024 (16h-19h) e 06-05-2025 (16h-18h); sessões presenciais em 2025 - 14-01, 18-02, 11-03, 01-04 (16h-19h)

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132440/24
Área de Formação: A- Área da docência
Destinatários da ação: Ação de formação realizada no âmbito do protocolo de colaboração com o Projeto Mochila leve, do Município de Oeiras.


Objetivos:

No final da formação, os formandos devem ser capazes de:

  • Identificar e reconhecer dificuldades (de aprendizagem) de escrita de nível inferior/elementar;
  • Compreender e interpretar dificuldades de escritade nível inferior/elementar;
  • Classificar erros de escritade nível inferior/elementar;
  • Identificar e desenvolver estratégias promotoras do processamento (meta)linguístico, de nível sistémico (fonológico) e periférico (ortográfico e gráfico), para prevenir e mitigar dificuldades (de aprendizagem) de escritade nível inferior/elementar;

Compreender a relevância da prática colaborativa entre professores e terapeutas da fala, com vista à intervenção em dificuldades (de aprendizagem) de escrita de nível inferior/elementar e promoção do sucesso escolar no contexto escolar/educativo.

Conteúdos:

  1. Desenvolvimento e conhecimento linguístico e fonológico
  2. O papel da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e da escrita
  3. As dimensões do erro de escrita (e reflexões sobre o erro de leitura)
  4. Análise e classificação de erros de escrita (e reflexões sobre o erro de leitura)

Intervenção no erro de escrita em contexto escolar/educativo

Metodologia e estratégias

  • Sessões expositivas dialogadas
  • Debate/Discussão
  • Job shadowing

Bibliografia fundamental

Alves, D. C. (2023). As dimensões do erro de escrita – o que analisar e como? In P. C. Ferreira, C. Mangas, C. Pinto, M.Fonseca & D. Tavares (Eds.), Múltiplos olhares sobre a DIS.lexia (pp. 7–21). Papa-Letras. https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/8233; http://hdl.handle.net/10400.26/45102
Alves, D. C. (2022). Modelos teóricos aplicados à avaliação e intervenção em consciência fonológica. In M. J. Freitas, M.Lousada & D. C. Alves (Eds.), Linguística Clínica: modelos, avaliação e intervenção (pp. 359–380). Language Science Press. https://doi.org/10.5281/zenodo.7233231 ; https://langsci-press.org/catalog/book/358
Alves, D., Castro, A. & Correia, S. (2010). Consciência fonológica – dados sobre consciência fonémica, intrassilábica esilábica. Atas do XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 169-184). APL. https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/13-Dina-Alves.pdf
Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Direcção-Geral de Inovação e deDesenvolvimento Curricular – Ministério da Educação. https://area.dge.mec.pt/gramatica/O_conhecimento_da_lingua_desenv_consciencia_linguistica.pdf
Freitas, M. J., Alves, D. C., & Costa, T. (2007). PNEP – O conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. DGIDC/Ministério da Educação. https://area.dge.mec.pt/gramatica/O_conhecimento_da_lingua_desenv_consciencia_fonologica.pdf.pdf