Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132440/24
Área de Formação: A- Área da docência
Destinatários da ação: Ação de formação realizada no âmbito do protocolo de colaboração com o Projeto Mochila leve, do Município de Oeiras.
Objetivos:
No final da formação, os formandos devem ser capazes de:
- Identificar e reconhecer dificuldades (de aprendizagem) de escrita de nível inferior/elementar;
- Compreender e interpretar dificuldades de escritade nível inferior/elementar;
- Classificar erros de escritade nível inferior/elementar;
- Identificar e desenvolver estratégias promotoras do processamento (meta)linguístico, de nível sistémico (fonológico) e periférico (ortográfico e gráfico), para prevenir e mitigar dificuldades (de aprendizagem) de escritade nível inferior/elementar;
Compreender a relevância da prática colaborativa entre professores e terapeutas da fala, com vista à intervenção em dificuldades (de aprendizagem) de escrita de nível inferior/elementar e promoção do sucesso escolar no contexto escolar/educativo.
Conteúdos:
- Desenvolvimento e conhecimento linguístico e fonológico
- O papel da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e da escrita
- As dimensões do erro de escrita (e reflexões sobre o erro de leitura)
- Análise e classificação de erros de escrita (e reflexões sobre o erro de leitura)
Intervenção no erro de escrita em contexto escolar/educativo
Metodologia e estratégias
- Sessões expositivas dialogadas
- Debate/Discussão
- Job shadowing
Bibliografia fundamental
Alves, D. C. (2023). As dimensões do erro de escrita – o que analisar e como? In P. C. Ferreira, C. Mangas, C. Pinto, M.Fonseca & D. Tavares (Eds.), Múltiplos olhares sobre a DIS.lexia (pp. 7–21). Papa-Letras. https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/8233; http://hdl.handle.net/10400.26/45102
Alves, D. C. (2022). Modelos teóricos aplicados à avaliação e intervenção em consciência fonológica. In M. J. Freitas, M.Lousada & D. C. Alves (Eds.), Linguística Clínica: modelos, avaliação e intervenção (pp. 359–380). Language Science Press. https://doi.org/10.5281/zenodo.7233231 ; https://langsci-press.org/catalog/book/358
Alves, D., Castro, A. & Correia, S. (2010). Consciência fonológica – dados sobre consciência fonémica, intrassilábica esilábica. Atas do XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 169-184). APL. https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/13-Dina-Alves.pdf
Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Direcção-Geral de Inovação e deDesenvolvimento Curricular – Ministério da Educação. https://area.dge.mec.pt/gramatica/O_conhecimento_da_lingua_desenv_consciencia_linguistica.pdf
Freitas, M. J., Alves, D. C., & Costa, T. (2007). PNEP – O conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. DGIDC/Ministério da Educação. https://area.dge.mec.pt/gramatica/O_conhecimento_da_lingua_desenv_consciencia_fonologica.pdf.pdf