Modalidade: Oficinas de formação / Formação a distância
Destinatários: Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 (n.º 1 do art. 8.º e art. 9.º do RJFCP) / Pais e encarregados de educação
Número de horas: 15 horas a distância no total das 5 oficinas (3 horas por sessão)
Datas e horários: 12 (já realizada), 19 (já realizada) e 26 de outubro (ja realizada); 02 e 09 de novembro; das 9h30 às 12h30.
Custo da ação: 50€ para 5 sessões, 15€ por cada sessão
Número máximo de inscritos: 20 participantes (por sessão)
Temas da sessões
Sessão 1, 12 de outubro: Como posso ajudar a estudar em casa? (já realizada)
Sessão 2, 19 de outubro: Como posso ajudar nos trabalhos de casa? (já realizada)
Sessão 3, 26 de outubro: Como posso ajudar a ler mais e melhor?
Sessão 4, 02 de novembro: Como posso ajudar a escrever mais e melhor?
Sessão 5, 09 de novembro: Como posso ajudar a fazer uma autoavaliação?
Texto de apresentação
O envolvimento dos pais e encarregados de educação na escolaridade dos filhos e/ou educandos tem um papel determinante no seu rendimento escolar, tanto mais que o sucesso escolar não se restringe apenas aos resultados da avaliação sumativa que os alunos obtêm – e inúmeros fatores intervêm nesse sucesso.
De facto, o papel da escola é complementar ao das famílias, e completam-se ambas, o que exige uma proximidade recíproca, uma parceria e uma participação dos pais e encarregados de educação no contexto escolar de modo a poderem ser aliados dos professores e ajudar os seus educandos a desenvolverem todo o seu potencial e a ‘conhecerem-se a si mesmos’, como dizia o filósofo grego Sócrates.
No entanto, nem sempre os pais e encarregados de educação sabem como fazer para ajudar os seus educandos a estudar e a aprender melhor, por isso a Associação de Professores de Português (APP) desenhou uma formação para os ajudar a desenvolverem as suas competências próprias e a serem agentes privilegiados, imprescindíveis e fundamentais dessa mudança.
Objetivos:
Com este conjunto de oficinas pretende-se:
- Discutir as vantagens de acompanhar as aprendizagens dos educandos e contribuir para o seu bem-estar social e mental.
- Analisar possíveis consequências positivas que o papel dos pais e encarregados de educação pode ter nos resultados escolares dos seus educandos.
- Reconhecer as competências necessárias para algumas ações estratégicas decisivas que contribuam para o acompanhamento e a recuperação das aprendizagens.
- Preparar pais e encarregados de educação para os processos implícitos nos diferentes formatos e métodos de ensino e aprendizagem.
- Compreender aspetos implicados na autoavaliação.
- Analisar as implicações desta formação na promoção da igualdade de oportunidades e no sucesso escolar dos alunos.
Bibliografia de trabalho
Almeida, L. S., & Tavares, J. (Org.) (1998). Conhecer, Aprender, Avaliar. Porto Editora.
Jorba, J., Gómez, I., & Prat, À. (2000). Hablar y escribir para aprender. Uso de la lengua em situación de enseñanza-aprendizaje desde las áreas curriculares. Editorial Síntesis.
Pedrosa, J., Leite, C., Rosa, M. J. P. da, Pinho, I., Vieira, C., & Marinho, P. (2022). Avaliação de aprendizagens em instituições educativas: estudo sobre indicadores, modelos e experiências de monitorização e avaliação de aprendizagens e de desenvolvimento das crianças e jovens dos 3 aos 18 anos. Fundação Calouste Gulbenkian.
Rato, J., & Castro Caldas, A. (2017). Quando o cérebro do seu filho vai à escola. Boas práticas para melhorar a aprendizagem. Verso da Kapa.
Vecchi, Gérard de (2014). Aider les élèves à apprendre. Hachette Education.