A APP na comunicação social e em publicações

A APP esteve representada em intervenções recentes na comunicação social e na revista L/Atitude, da DGAE, em reflexões sobre o balanço do ano letivo e no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Tópicos sobre os resultados dos alunos na prova final de ciclo (9.º ano, código 91)

Apesar de os dados disponíveis ainda serem escassos, a direção da Associação de Professores de Português fez uma reflexão sobre os resultados dos alunos na prova final de ciclo (9.º ano, código 91), em 2024, tendo em conta alguns dados dos anos anteriores, num contexto complexo em que há insuficiência de professores e não há estudos que permitam quantificar, de forma clara, o efeito dos planos de recuperação nas aprendizagens dos alunos.

Comentário sobre as provas de Português Língua 2 | 8.º, 9.º e 12.º anos de escolaridade | 2024

O comentário da direção da Associação de Professores de Português sobre as provas de aferição de 8.º ano (código 82), prova final de ciclo de 9.º ano (código 95) e exame final nacional de 12.º ano (código 138), realizadas nos dias 3, 17 e 14 de junho de 2024, respetivamente, inclui uma análise geral das provas e uma reflexão sobre o programa de Português Língua Segunda (PL2), para alunos surdos.

Boletim dos Sócios |19| 2024

Associação de Professores de Português – Boletim dos Sócios ||19|| 2024   Aceda ao Boletim dos Sócios, clicando na imagem ou nesta hiperligação. Clique nas ligações assinaladas a azul para ver as páginas referidas. || Caixa de sugestões: envie para esta caixa de sugestões as suas propostas, ideias, preocupações e sugestões sobre a atividade da APP e aquilo que […]

Dias de Camões

Os clássicos resistem ao tempo devorador. Assim é Camões: presença viva ao longo dos séculos (o primeiro meio milénio passou já), renovada a cada leitura.

A APP na comunicação social

A APP esteve representada em intervenções recentes na comunicação social sobre as provas finais de ciclo e os exames finais nacionais de Português e de Português Língua Não Materna.

Hábitos de leitura dos professores de Português

Com este inquérito – cujos resultados iremos publicar no Boletim dos Sócios de julho – pretendemos obter uma visão necessariamente global dos hábitos de leitura e do comportamento leitor dos professores de Português, em relação a si próprios e também como influenciadores dos hábitos de leitura dos seus alunos. Em particular, pretendemos conhecer melhor as suas práticas e preferências de leitura, os suportes preferidos e o valor atribuído à leitura e ao livro.

Tópicos sobre a desmaterialização da avaliação externa (DAVE)

A Associação de Professores de Português (APP), em reunião de direção e após uma auscultação aos sócios, em 2022, considera que a desmaterialização da avaliação externa (DAVE) introduz um forte potencial de aperfeiçoamento das provas por permitir melhorar a fiabilidade na sua classificação e na validade dos resultados obtidos, possibilitando que os professores classificadores se possam especializar em determinados itens, nomeadamente nos de construção, e tudo isto num contexto em que esta mudança de paradigma é relevante do ponto de vista ecológico e económico.
No entanto, para esta mudança de paradigma poder ser também relevante de um ponto de vista didático e pedagógico, importa, em primeiro lugar, garantir a comparabilidade das provas numa série longa de resultados, de modo a que a sua estrutura e a dos itens possam ser comparadas entre provas de diferentes anos.

Balanço da jornada sobre «Variação linguística, educação e cidadania»

A Associação Portuguesa de Linguística (APL) e a Associação de Professores de Português (APP) promoveram uma reflexão sobre variação linguística e ensino numa iniciativa conjunta – a Jornada “Variação Linguística, Educação e Cidadania”, que decorreu no dia 3 de junho de 2024 em formato híbrido (por Zoom e no anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e que está certificada como ação de formação de curta duração (ACD).

XI Olimpíadas da Língua Portuguesa – 3.ª fase

As XI Olimpíadas da Língua Portuguesa, que visam promover o bom uso do nosso idioma pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, no ano da celebração dos 500 anos do nascimento de Camões e dos 50 anos do 25 de abril, concluíram a sua 3.ª e última fase, nos dias 17 e 18 de maio de 2024, em Aveiro, na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em regime de internato.