Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário

O Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), sob coordenação científica de João Trocado da Mata e José Soares Neves e consultoria de Isabel Alçada, desenvolveu uma investigação sobre "Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário". O trabalho de investigação teve, ainda, o apoio da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
O objetivo do estudo é analisar a evolução das práticas de leitura dos alunos portugueses, atualizando o conhecimento disponível sobre o tema, nomeadamente sobre os novos quadros e contextos de desenvolvimento da leitura, resultantes da crescente expansão dos suportes digitais.
Aceder à conferência de apresentação dos resultados do estudo do 1.º e 2.º CEB aqui.
Aceder aos resultados do estudo do 3.º ciclo e ensino secundário aqui.