A formação de professores é uma prioridade, especialmente considerando o papel essencial que estes desempenham no desenvolvimento de competências na língua materna. Este projeto surge para colmatar a falta de preparação inicial e os constrangimentos do sistema educativo atual, visando criar um sistema de apoio onde a mentoria é vista não apenas como orientação, mas como uma relação de “amizade crítica”, onde um mentor experiente apoia o desenvolvimento profissional de um colega.
O projeto tem como missão apoiar professores de Português, especialmente em início de carreira, fomentando uma cultura de partilha, colaboração e reflexão pedagógica. Pretende-se assegurar apoio pessoal e profissional através de comunidades de prática que capacitem para a autorreflexão e crescimento.
A visão é consolidar, após este projeto-piloto, uma rede de mentorias que acompanhe e oriente os professores na promoção da língua e cultura portuguesas em contexto escolar.
Mais informações em breve, com divulgação do calendário, modelo de funcionamento, metodologia e conteúdo dos módulos previstos.