Sob o Signo de Camões: Cânones e Heterodoxias – Congresso internacional

Este colóquio, que vai ter lugar na Faculdade de Letras de Lisboa, nos dias 10 e 11 de novembro, vai abordar a obra camoniana do ponto de vista de temas menos habituais ou conhecidos, como a sua «recepção» em autores não portugueses, seja na forma de citações, traduções e homenagens, ou bem na forma de controvérsias e desvios.

O congresso vai contar com uma presença significativa de temas e autores galegos, em diálogo com outras perspectivas ibéricas e europeias. A dimensão lusófona terá igualmente uma representação considerável, assim como a tradução da obra de Camões para diversas línguas eslavas (russo, esloveno, polaco, búlgaro, croata).

Este colóquio está associado à Exposição de Livro Galego Sob o signo de Camões, (Biblioteca FLUL / Cátedra de Estudos Galegos / CCG / RAG e a VIDAS PARALELAS POESIA I. Sob o signo de Camões: Hélio Alves / Xosé Manuel Dasilva), uma iniciativa da Cátedra de Estudos Galegos, em colaboração com o Conselho da Cultura Galega.

O Colóquio Internacional é organizado por Isabel Almeida e Ana María S. Tarrío, e promovido pelo Grupo HVMANISTICA do Centro de Estudos Clássicos, e pela Cátedra de Estudos Galegos, com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações Camonianas e do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

Os organizadores informam que já foi pedida a creditação do colóquio internacional, com vista à obtenção de créditos para progressão continuada da carreira de docentes do ensino básico e secundário. Todavia, devido aos prazos administrativos, ainda não podem garantir que à data do evento a creditação esteja atribuída.

 

A entrada é livre e a inscrição, com vista à obtenção da creditação, deverá ser efetuada através do contacto da Professora Doutora Ana Maria Tarrío: anatarrio@edu.ulisboa.pt

 

 

Mais informações e fonte da imagem aqui.