Em 2023/24, no ano da celebração dos 500 anos do nascimento de Camões, as XI Olimpíadas da Língua Portuguesa também foram organizadas pela APP e foram o pretexto para uma festa – daí que tenham participado, na 1.ª fase, mais de 12500 alunos de Portugal, das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, e de Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE), em Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe, correspondentes a mais de 250 agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, colégios, externatos, academias, institutos, academias de música.
Em 2024/25, ainda sob o signo de Camões, as XII Olimpíadas da Língua Portuguesa voltaram a ser organizadas pela APP e contaram, na primeira fase, com a participação de 246 escolas ou agrupamentos de escolas, incluindo os Açores, a Madeira, cinco Escolas Portuguesas no Estrangeiro (em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau e S. Tomé e Príncipe) e ainda, em projeto-piloto, a Escola Europeia do Luxemburgo, num total de mais de 13200 alunos, o que demonstra um esforço contínuo de expansão e reconhecimento global da língua portuguesa, que culminou, na fase final, na Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, num ambiente de festa em torno da língua portuguesa, como se pode confirmar por este vídeo, que publicámos então.
Contamos consigo para os nossos alunos incentivarem o bom uso da norma-padrão do Português Europeu e aumentarem o trabalho, dedicação, exemplo, empenho e amor à língua portuguesa, lendo cada vez mais os grandes escritores e poetas, que alimentam a «densa delicadeza» das linhas de textos e poemas.
As inscrições para a edição de 2025/26 começam no dia 5 de dezembro de 2025 e vão decorrer até 5 de janeiro de 2026.
Para mais informações, consulte a página das Olimpíadas da Língua Portuguesa.