Na rubrica Artigos, destacamos os textos
«Norma linguística e inclusão social – Parte 2», em que Ricardo Cavaliere, linguista, filólogo e membro da Academia Brasileira de Letras, argumenta sobre língua e coesão social, discutindo exemplos que revelam «o grau elevado de intolerância com as diferenças linguísticas no meio escolar, fruto de uma visão monolítica do desempenho linguístico que decerto se deve combater com a serenidade necessária, sem rompantes de exacerbada demagogia.»
«De algumas “modas” (mais ou menos recentes) na língua portuguesa…», em que Carmen Gouveia discute o péssimo hábito de, nos canais de televisão, rádios e até jornais ou comunicados, em lugar de fazer uma frase completa, se optar por começar uma intervenção como se de uma enumeração se tratasse, mesmo que seja a primeira frase que se está a dizer ou escrever, entre outros hábitos ‘constrangedores’.
Na rubrica Consultório, que permite que os consulentes façam perguntas aos especialistas do Ciberdúvidas – mas verificando primeiro se não existe já uma pergunta que tenha sido feita anteriormente e que responda a essa dúvida –, destacamos, esta semana, três questões:
i. Uma pergunta sobre a «Regência do nome reconhecimento». A resposta pode ser consultada aqui.
ii. Uma pergunta sobre o «Modificador do nome: “perigos incógnitos do mundo”», cuja resposta pode ser consultada aqui.
iii. Uma pergunta sobre o «Complemento do nome: “divino conselho”», na estrofe 146 do Canto X de Os Lusíadas, cuja resposta pode ser lida neste artigo.
No âmbito da intenção de alargamento da ação do Ciberdúvidas nas redes sociais, foi lançado, como os sócios da APP já sabem, O Ciberdúvidas Vai às Escolas.
Este novo projeto leva o Ciberdúvidas às escolas onde se ensina a língua portuguesa, em Portugal e no mundo. Aí, de forma presencial ou à distância, um consultor do Ciberdúvidas esclarece, ao vivo e em direto, as dúvidas que os alunos têm relacionadas com questões gramaticais.
Estas sessões são gravadas em formato vídeo e serão divulgadas, posteriormente, nas redes sociais do Ciberdúvidas, no formato de vários pequenos vídeos (ou reels), que dão a conhecer o esclarecimento dado a cada uma das dúvidas apresentadas, de modo a que outros alunos e professores possam ter acesso aos conhecimentos envolvidos, para esclarecer dúvidas ou sistematizar conhecimentos.
As escolas interessadas em participar neste projeto, recebendo o Ciberdúvidas presencialmente ou à distância, poderão contactar os responsáveis pelo projeto por correio eletrónico: ciberduvidas@iscte-iul.pt
Esta semana, destacamos o vídeo 7 com a resposta à dúvida sobre o «Complemento pedido pelo verbo ficarem frases como “ficar em Timor” e “ficar descalço”», colocada por uma estudante da Escola Portuguesa de Díli.
Na rubrica Ciberdúvidas Responde (edição temas natalícios), destacamos, no episódio 10, a resposta à seguinte questão:
«Qual o plural de bolo-rei?»
A resposta, dada por Carla Marques, pode ser consultada neste vídeo.
Mais informações e imagem aqui.