«No Home Movie»

A NOVA FCSH,  o Teatro Avenidas, o programa BANDUA e o projeto FILM AND DEATH estão a organizar um Ciclo de Cinema e Debates dedicado aos temas da Saúde Mental e do Trabalho, dois eixos centrais da experiência contemporânea e presente em vários filmes. A 31 de março, 5.ª feira, às 18h30, será exibido o filme «No Home Movie», de Chantal Akerman.
A sessão vai contar com a presença de Lucas Ferraço Nassif, Pedro Florêncio e Susana Viegas.

 

No Home Movie, de Chantal Akerman – 31 março, terça-feira, 18h30.

Elenco:  Chantal Akerman, Natalia Akerman, Sylvaine Akerman.

Sinopse: A realizadora Chantal Akerman documenta a vida da mãe, Natalie Akerman, uma imigrante polaca e sobrevivente de Auschwitz.


Tendo em conta que março assinala o Mês da Mulher, o ciclo propõe igualmente um enquadramento às questões de género, bem como às condições materiais e afetivas que atravessam a vida profissional e pessoal, em particular a partir de perspetivas femininas. Este é um pequeno ciclo composto por 4 filmes e 4 conversas, com a presença de realizadoras(es)e especialistas de diferentes áreas, promovendo um espaço de reflexão entre cinema, pensamento crítico e debate público.


Chantal Akerman é a autora de Jeanne Dielman, 23, Quai du commerce, 1080 Bruxelles, filme realizado em 1975 e que foi considerado, em 2022, pela revista Sight & Sound, o melhor filme da história do cinema.

Foi a primeira vez, desde que a Sight & Sound começou a inquirir a comunidade profissional em 1952, que um filme realizado por uma mulher alcança a primeira posição. Neste caso, o filme de Chantal Akerman foi escolhido por um painel composto por 1639 críticos, jornalistas, académicos, historiadores e programadores de todo o mundo. 
Mais informação e fonte da imagem aqui.