Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121635/23
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: sócia(o)s APP: 50€; não sócia(o)s: 130€
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade a sócios APP)
Objetivos:
• Refletir sobre as problemáticas e os desafios inerentes ao ensino da língua portuguesa em contextos multilingues;
• Reconhecer a função e a importância do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas no ensino do PLNM e do PLA no 3.º CEB e no ensino secundário;
• Identificar e interpretar os normativos e os documentos de referência que suportam o ensino do PLNM e do PLA;
• Aprofundar conhecimentos de índole científica e didática relacionados com o PLNM e com o PLA;
• Dar a conhecer métodos, abordagens e estratégias de ensino de línguas não maternas;
• Conhecer modelos de desenvolvimento de materiais didáticos;
• Produzir materiais didáticos cientificamente fundamentados para o ensino de PLNM e de PLA;
• Promover o debate e a troca de experiências didáticas entre os docentes com base nos materiais desenvolvidos nas sessões presenciais e em trabalho autónomo;
• Fomentar a partilha de boas práticas de ensino, na área do ensino do PLNM e do PLA.
Conteúdos:
Módulo I – Clarificação de conceitos (2 horas síncronas)
1. Língua Materna, Língua Segunda, Língua Estrangeira, Língua de Herança e Língua de Acolhimento
2. Multilinguismo e Plurilinguismo
3. Multiculturalismo e Pluriculturalismo
Módulo II – Métodos e abordagens de ensino de outras línguas (3 horas síncronas + 3 horas assíncronas)
1. Método Comunicativo de Ensino de Línguas
1.1. “O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas”
1.2. A atualização do Quadro: “Companion Volume”
2. Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
Módulo III – O ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna (PLNM) (5 horas síncronas + 5 horas assíncronas)
1. Enquadramento legal
2. Documentos de referência e orientadores para o PLNM
3. Desafios e oportunidades no ensino do PLNM
3.1. Caracterização sociolinguística dos alunos de PLNM
3.2. Avaliação diagnóstica e planificação
3.3. Estratégias para gerir a diversidade linguístico-cultural
Módulo IV – O ensino e aprendizagem do Português Língua de Acolhimento (PLA) (5 horas síncronas + 5 horas assíncronas)
1. Enquadramento legal
2. Documentos de referência e orientadores para o PLA
3. Desafios e oportunidades no ensino do PLA
3.1. Caracterização do público-alvo
3.2. Estratégias para gerir a heterogeneidade no PLA
Módulo V – Desenvolvimento de materiais didáticos para o PLNM/PLA no 3.º CEB e no ensino secundário (10 horas síncronas+ 12 horas assíncronas)
1. Autenticidade dos materiais
2. Tipologias de materiais
3. Modelos de desenvolvimento de materiais didáticos
3.1. Materiais audiovisuais (vídeo digital)
4. Materiais didáticos disponíveis para o PLNM/PLA
5. Produção de itens para o ensino do PLNM/PLA
6. Apresentação e discussão dos itens produzidos para o ensino do PLNM/PLA
Metodologia e estratégias:
A Ação organiza-se em sessões de caráter teórico e teórico-prático, que se debruçarão sobre questões subjacentes ao ensino e aprendizagem do PLNM e do PLA, com especial enfoque nos documentos de referência e orientação para o ensino de línguas, nas questões metodológicas e nas estratégias que se podem mobilizar para gerir a diversidade linguístico-cultural. Esta Ação dará também uma atenção especial à área de desenvolvimento de materiais didáticos para o PLNM e PLA, com a apresentação de modelos de desenvolvimento de materiais e com a produção de itens para os diferentes domínios (compreensão, expressão e interação orais e escrita).
Bibliografia fundamental:
Albino, S. (2021). O Português Língua Não Materna no Currículo Nacional: Trajetória de uma Política Educativa. Indagatio Didactica, 13(2), 77-93.
Castro, C. Madeira, A. (Coord.) (2023). Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Português como Língua Não Materna. Experiências e Desafios. Lisboa: LIDEL.
Conselho da Europa (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Lisboa: Edições ASA.
Grosso, M. J.; Tavares, A.; Tavares, M. (2008). O Português para Falantes de Outras Línguas – O utilizador elementar no país de acolhimento. Ministério da Educação; Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular
Mogarro, M.J.; Pinho, A. S.; Costa-Pereira, T.; Oliveira, R.J.; Silva, A.L.; Coelho, V. (2023). Educação pela integração: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo. Associação Renovar a Mouraria, Fundação Cidade de Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.